9.5.03



Todas as idades

Há muitos e muitos anos, nos tempos da internet a vapor, havia uma página na rede em que a gente anotava o nome, o email e o dia em que nasceu. Chamava-se The World Birthday Web, e não tinha nenhuma finalidade a não ser comunicar ao mundo o dia do aniversário de seus usuários.

Na época ainda não havia spam, e sempre que a gente escrevia internet no jornal, fora do caderno de informática, tinha que acrescentar (rede mundial de computadores). O mundo parecia menor.

Volta e meia eu entrava lá, selecionava randomicamente alguns aniversariantes e mandava parabéns. As outras pessoas faziam o mesmo, de modo que no dia do meu aniversário a minha mailbox era uma festa. Detalhe: havia bem menos mulheres online do que homens, e nós éramos particularmente paparicadas. Acabei trocando emails com algumas das pessoas que me escreveram, ou para quem escrevi. Era legal.

Com o crescimento da rede, a página deixou de ter razão de ser. Foi fechada no ano 2000. Em maio do ano passado voltou ao ar, mas como parte de um site de provedor de serviços, e sem os nomes antigos. Perdeu completamente a graça.

Me lembrei disso tudo quando descobri o Ageless Project lá na Angela. A idéia é muito interessante: mostrar que a internet é feita por gente de todas as idades, mostrando o que essa gente faz.

Já inscrevi o internETC. -- afinal, não tenho nada contra revelar a minha idade (49). É o peso que eu não revelo, nem sob tortura.

Recado: Cesar, olha os nossos colegas lá!

Nenhum comentário: