14.9.01

Uma boa - aliás, ótima! - idéia


Steve Kirsch, o camarada que criou o Infoseek (na foto, com seu carro de estimação), propõe, no seu website, que os aviões se tornem tão pouco atraentes para seqüestradores quanto os bancos se tornaram para os assaltantes de bancos desde que foram instalados nos caixas botões de emergência que trancam as portas do cofre e da agência e ligam um alarme na polícia. No caso dos aviões, tais botões, conectados aos sistemas GPS, "trancariam" as aeronaves assim que fossem acionados, estabelecendo uma rota de vôo imutável até o aeroporto mais próximo. Elas só se "destrancariam" durante o procedimento de pouso. Na minha cabeça, isso faz muito mais sentido do que todas as propostas malucas que estão rolando por aí: agentes em cada vôo, revistas radicais, proibição de se transportar bagagem de mão... Está na cara que nada disso vai funcionar.

Aliás, nos últimos dias tenho pensado demais naquela cena clássica de "Apertem os cintos, o piloto sumiu!", em que o pessoal da segurança deixa terroristas armados até os dentes embarcarem numa boa, mas se atira em cima duma velhinha inofensiva. E dizer que parecia piada.

Enquanto isso, na Inglaterra, estão tirando o Flight Simulator das lojas. Não se sabe ainda o que vai acontecer com o sofá da sala.

Nenhum comentário: