Eu tenho um blog, e você?
Coluna desta segunda do Informática etc.No sábado de madrugada, depois de dar comida para a Família Gato e de checar a mailbox, resolvi fazer um blog. Duas horas depois, ele estava no ar. Por que demorou tanto? Ora, porque eu sou fresca e levei horas escolhendo um bom formato e fazendo nele as modificações que me pareceram necessárias.
O quê? Você não sabe o que é um blog? Você não tem crianças e adolescentes em casa? Ah, bom. Então explico. Um blog é uma espécie de diário online, e é uma autêntica febre coletiva. Todo mundo tem blog. Algumas pessoas têm até blogs coletivos, onde trocam idéias e comentam os escritos uns dos outros. O segredo do blog — palavra derivada de weblog, diário web — é a simplicidade. Um blog é uma página web como outra qualquer, mas facílima de criar e manter atualizada. Existem websites especializados na criação de blogs e outros na sua hospedagem; e já existem até cópias descaradas de uns e de outros.
Para fazer o meu blog, optei pelos clássicos da modalidade. Fui ao Blogger , me registrei com um mínimo de informações, e optei por manter o meu bebê hospedado no Blogspot, irmão do Blogger. Tudo isso o usuário faz em poucos minutos. O mais difícil, neste ponto da criação, é encontrar um título legal e um modelo gráfico bonito. Chamei o meu blog de InternETC., quase o título da última página do caderninho, mas com uma diferença sutil e importante: internETC. é apenas a palavra “internet”... com um “C” (de Cora) a mais. Bacaninha, né?
E aí começa a parte realmente difícil da história: o conteúdo. Nisso, o blogueiro adolescente que registra as desditas da sua vida amorosa enfrenta a mesma parada das grandes empresas de mídia. Sem bom conteúdo, não há comunicação.
Nada é ortodoxo no mundo blog, evidentemente, mas recomenda-se ter uma linha básica de atuação (até para se fugir dela). Eu optei por dar ao meu blog um caráter hi-tech — vocês vão encontrar as notinhas que escrevo diariamente para o Globonews, esta coluna e uma ou outra coisa que me passe pela cabeça ou pela mailbox. Na edição de sexta-feira, por exemplo, inclui um trecho de correspondência trocada entre a Cristina De Luca e o Carlos Afonso, e um link para a sensacional reportagem do Pedro Doria, publicada com o devido destaque pelo no.
Por incrível que pareça, este blog é a primeira home-page que tenho, apesar de estar há tantos anos na internet. É que nunca achei graça em ter uma página estática, ou simplesmente de arquivo, e fazer o que faço com o blog, que é anotar coisas daqui e dali, seria chato de fazer com uma home-page “normal”.
Quanto aos gatos, continuam, como sempre, na sua home-page habitual, em go.to/gatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário