18.9.01

Dicionário Brasileiro de Quandos


Acabei de receber pelo e-mail e, como costuma acontecer com essas coisas, não tenho idéia de quem fez. Se alguém souber quem é o autor, por favor me diga, para que eu possa dar o devido crédito, OK? Achei muito engraçado!

Para evitar que estrangeiros desinformados fiquem pegando injustamente no nosso pé coletivo porque prometemos e não cumprimos, está sendo compilado o Dicionário Brasileiro de Quandos, com lançamento previsto para breve (vide "Logo"). Dele foram extraídos os trechos a seguir:
DEPENDE - Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar "sim", embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer "não".
JÁ-JÁ - Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido que "já". Ledo engano, é muito mais lento. "Faço já" significa "Passou a ser minha primeira prioridade", enquanto "Faço já-já" quer dizer apenas "Assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito".
LOGO - "Logo" é bem mais tempo que "dentro em breve" e muito mais que "daqui a pouco". É tão indeterminado que pode significar séculos: "Logo chegaremos a outras galáxias". É preciso também tomar cuidado com a frase "Mas logo eu?", que quer dizer "Tô fora".
MÊS QUE VEM - Parece coisa de Primeiro Grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu. Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todo mes, do próximo até o fim do mundo (que, aliás não anda muito longe), pode ser um "mês que vem".
NO MÁXIMO - Essa é fácil: quer dizer "no mínimo". Exemplo:"Entrego em meia hora, no máximo". Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.
PODE DEIXAR - Traduz-se como "nunca".
POR VOLTA - Similar a "no máximo". É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. "Por volta das 5 horas" quer dizer "a partir das 5 horas".
SEM FALTA - É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque, depois do primeiro, deve-se dizer: "Fique tranqüilo, que amanhã eu entrego". E depois do segundo: "Relaxa, amanhã estará em sua mesa". Só aí é que vem o "Amanhã, sem falta."
UM MINUTINHO - É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com o intervalo de 60 segundos conhecido como "minuto". Raramente dura menos que cinco minutos.
VEJA BEM - É o day after do "depende". Significa "Viu como pressionar não adianta?". É utilizado da seguinte maneira: "Mas você não prometeu os cálculos para hoje?" Resposta: "Veja bem..."
XIIII.... - Se dito casualmente, acompanhado de um olhar voltado para o alto, logo após frases como "Não vou mais tolerar atrasos!" exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura.
ZÁS-TRÁS - Expressão em moda até os anos 50. Significava "ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa". Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.

Nenhum comentário: