9.8.02




Ricky Jay, Gene Hackman e Delroy Lindo

O Assalto: velhos conhecidos

Joe Moore (Gene Hackman) é um ladrão da terceira idade pronto para a aposentadoria, o que, no seu ramo, significa fugir para algum país da América do Sul. Joe tem um barco deslumbrante, uma mulher linda e... ops, um grande problema: o receptador para quem trabalha (Danny DeVito) só lhe pagará o que deve se executar um último servicinho. Joe reluta. Foi flagrado por uma câmera de vigilância e está queimado. O bom senso manda tirar o time de campo, mas precisa da grana. De modo que topa o trabalho, em que, ao lado de velhos companheiros, terá a indesejada companhia do sobrinho do receptador, plantado para assegurar o retorno do investimento.

A pergunta básica é: quem vai levar a melhor, o jovem impetuoso ou o velho experiente? Já vimos este filme. Várias vezes. Não há nenhuma surpresa no enredo, nenhuma descoberta estética na direção, nenhuma naturalidade nos diálogos, sempre um pouco espertos demais, um pouco inteligentes demais para terem qualquer conexão, ainda que remota, com uma possível realidade: David Mamet é sempre David Mamet. Mas nada disso é importante. Nós vamos ver o mesmo filme novamente porque, afinal, um dos prazeres da vida é encontrar velhos conhecidos. Outro é ver Gene Hackman em parceria com Delroy Lindo, um mais inteligente e sutil do que o outro, geniais os dois.



P.S. Um dos parceiros de Joe é Pinky Pincus, interpretado -- também excepcionalmente bem -- por Ricky Jay. O detalhe curioso é que Ricky Jay é um dos grandes prestidigitadores americanos, e um estudioso sério de mágica e truques com cartas. Escreveu vários livros sobre o assunto, e é o autor do verbete sobre prestidigitação da próxima edição da Encyclopedia Britannica. Em suma: figuraça.

Nenhum comentário: