21.9.02



Foto Digital

Desta vez, quem dá o recado é o Cláudio Lousada. Fala, Cláudio!

Gostaria de acrescentar alguns dados ao seu post sobre a nova Canon. A Contax já oferece há algum tempo uma camera reflex digital (Contax N1, que está sendo atualizada) com lentes intercambiáveis cujo sensor CCD tem as mesmas dimensões do fotograma de 35mm. Só que ela tem 6Mp contra os 11.1 Mp da nova Canon. São três os fatores que vão marcar uma nova era de evolução nas cameras still digitais:

- Sensor de imagem do tamanho do fotograma de 35mm (24 x 36mm)
- Ter algo em torno dos 12 / 15 Mp
- Tecnologia Foveon X3

A tecnologia Foveon apresenta em apenas um sensor três camadas sensíveis, algo parecido com um filme fotográfico. Já é usado em uma camera da Sigma, a SD9. Na teoria, parece funcionar muito bem. Pode-se dizer que ele oferece a qualidade de 3 sensores no espaço de um.

A partir daí uma nova geração de cameras (tanto still como de vídeo) vai modificar o mercado, com uma nova era na produção desses equipamentos e na meta de qualidade, que vai chegar bem perto do filme. Pode-se imaginar também backs modulares para as 35mm que as transformarão em cameras digitais. A nova Canon EOS D1 tem dois dos três fatores que prometem mudar o cenário. Só falta alguém acrescentar o sensor Foveon a essa receita para que a fotografia digital amadureça de vez. (Cláudio Lousada)

Nenhum comentário: