19.9.02



O micro popular já existe

Há tempos se discute, aqui no Brasil, a criação de um "micro popular". Esta seria uma máquina barata, porém plenamente funcional, ao alcance, se não de todos -- óbvio -- pelo menos de boa parte da população. A idéia inicial punha seu preço em torno dos R$ 500, com linhas de financiamento especiais. Alguns modelos chegaram a ser desenvolvidos como protótipos, muito se disse e escreveu a seu respeito, mas nunca saíram do papel.

Agora, sem discussão alguma, com a tranqüilidade das grandes linhas de produção e distribuição, a Walmart americana acaba de lançar no mercado (de lá) uma máquina que custa U$ 199,86 (sem monitor). Roda Linux em sabor Lindows (uma versão amigável, bem bonita, para não assustar ninguém), vem com caixas de som, e é até parrudinha: clock de 800MHz, 128Mb de RAM, HD de 10Gb, drive de CD-ROM e conexão Ethernet 10/100 integrada, ou seja, pronta pruma banda larga. Se o usuário precisar de modem, são U$ 30 a mais.

Com o monitor de 15 polegadas mais barato da loja, são mais U$ 119. Tudo somado, U$ 348,86 -- mas na eBay se pode comprar, a qualquer instante, um monitor semelhante por cerca de U$ 30, ou até menos, dependendo da sorte.

Em suma: enquanto o governo daqui discute, os empresários de lá fazem.

Nenhum comentário: