5.4.02



Webmail via pop3

Utilíssima dica do Cat!

Despudoradamente copy-leftada das Parabólicas (para variar...)

Muita gente que só tem webmail sonhava com o conforto de poder acessar suas mensagens através de programas mais amigáveis como o Outlook Express, Eudora, Pegasus Mail, etc. (vide lista). Mais recentemente, passaram a compartilhar deste sonho os órfãos do Mail.com, Iname.com e do Yahoo que perderam a gratuidade dos serviços de mail POP3 e de redirecionamento de mensagens, sendo obrigados agora a pagar uma anuidade ou optar por ler suas mensagens enfrentando as chatíssimas interfaces da web.

Aproveitando habilmente a oportunidade, o programador francês Jean-Michel Aliu, de Montpellier, escreveu o software Web2Pop, que simula a transformação de contas webmail em caixas de entrada no formato POP3. Funciona de forma transparente para o usuário, que pode utilizar seu leitor favorito de emails numa boa. As mensagens entram mais rápido, podem ser lidas e respondidas offline, arquivadas e impressas de forma decente.

A versão mais recente do Web2Pop é a 1.0.3.8 para Windows 95/98/NT/2000. O programa custa US$ 19,95 e já vem configurado para Yahoo e Hotmail. Oferece módulos adicionais para os seguintes webmails: AmexMail, Aol, BigMailBox, CanBox, Caramail, Chek, CommTouch, CommuniGatePro, Critical-Path, DayByDay, Germany, InterMail, I-p, Lycos, Mail.com, MailNow, MailSpace, MyOwnEmail, Netscape, OneBox, Outblaze, T-Online, UReach, XandMail e Zzn.

Se o usuário não estiver certo de qual módulo deve baixar, basta digitar seu endereço webmail ao consultar o banco de dados do site. Por exemplo, um internauta fulano@royal.net descobrirá que o módulo certo para ele é o Mail.com, site que absorveu o serviço oferecido pelo antigo Iname.com, dono original do redirecionamento "royal.net".

O funcionamento é simples e muito bem documentado em inglês e francês. Para cada conta webmail que a criatura tiver (conheço gente com mais de 10 webmails espalhados pela internet) basta abrir uma conta nova de correio no seu leitor de emails, informando como servidor de POP3 simplesmente "web2pop". Mande carregar o software logo à entrada do Windows e está pronto. É um pouquinho lenta a carga de cada conta, mas certamente é muito mais prático e rápido do que o acesso via web.

Um aviso final. Quem decidir adotar o Web2Pop deve tomar o cuidado de configurar seu webmail para sempre limpar a lixeira de mensagens deletadas, para não haver problemas de estouro de espaço.

Meu agradecimento a Christian Haagensen Gontijopela preciosa dica.

E a gente, claro, agradece ao Cat. Valeu, maninho!

Nenhum comentário: