8.4.02



Vantagens do purgatório no paraíso

ANGRA DOS REIS -- Eu tinha prometido voltar a falar do Mail Washer assim que o esmalte das minhas unhas secasse. Ele já secou há séculos, é óbvio -- o que demorou mesmo foi chegar até Angra, de onde este blog vos é postado hoje. Estar aqui, aliás, batucando nas teclas do bom e velho (bota velho nisso -- e bota bom, também!) ThinkPad, com uma conexão IP que, por muito favor, chega a 31.200, está me permitindo apreciar ainda mais o Mail Washer.

O que é que ele faz? Simples: depois de baixado e devidamente configurado, ele "seqüestra" as mensagens ainda no servidor do provedor, e as marca de acordo com certos parâmetros: spam na certa, possívelmente spam, normal, e assim por diante. A gente confere se é isso mesmo, e manda a correspondência ser processada. Isso significa que os spams são apagados lá mesmo, no provedor, e mais: ele dá um bounce nas mensagens, ou seja, as manda de volta à origem, como se tivessem ido parar num endereço de email morto. Quando, enfim, a gente abre o Eudora (ou Outlook, ou qualquer outro cliente de email), só recebe as msgs "boas".

Há alguns detalhes maravilhosos neste utilíssimo programinha. Para começo de conversa, ele é extremamente rápido; e ele deixa que as mensagens sejam abertas e lidas no provedor, de modo que a vida da gente ganha um adianto e tanto. Aqui, por exemplo, sem banda larga, só fui abrir o Eudora agora, há meia -- para responder a duas mensagens das 13 baixadas. 13! 13 (treze) msgs de verdade, e não as dezenas de anúncios de Viagra natural, receitas milagrosas contra a obesidade ou esquemas de riqueza instantânea que me entopem a caixa postal habitualmente. Para vocês terem uma idéia, o Mail Washer me mostrou, durante a tarde, um total de 105 msgs: quem for bom de matemática que faça a conta pra ver quantos % de lixo o meu pobre Eudora anda recebendo...

Tudo é simples no Mail Washer, que permite a configuração de diversas contas de email. Basta que a gente preencha, nos espaços necessários, o login de cada uma, senha, SMTP e POP do provedor -- exatamente como faria com qualquer cliente de email, já que, no fundo, o MW é mais ou menos isso. Numa analogia apropriada a este paraíso em que estou, ele é o purgatório das msgs, à espera de aprovação ou danação eterna.

Nenhum comentário: