14.4.02



Chamando todas as bibliotecas!


Bessie, que viveu na biblioteca do Instituto de Mecânica de São Francisco nos anos 40

Há um novo e interessante projeto felino na rede: fazer o levantamento completo de todos os gatos que vivem ou viveram em bibliotecas públicas no mundo. Por enquanto, estão registrados apenas gatos americanos e canadenses, mas os organizadores da página pedem a bibliotecários e freqüentadores de bibliotecas de todas as partes do planeta que cooperem com a simpática empreitada.

Os gatos são catalogados por região, nome, tempo de casa e biblioteca adotada. Muitos têm fotos online e até links para seus próprios websites, como Max, da Biblioteca Pública de Pasadena, Hemingway, da Biblioteca Pública de Southern Peaks, no Colorado, ou Sonnet, da biblioteca de uma escola em Encinitas, Califórnia.

Boa parte dos gatos de biblioteca têm nomes de escritores ou nomes relacionados a seus locais de trabalho -- por exemplo, Bookend, Page, Booker, Bookie e o melhor de todos, Catalog. Mas o nome mais popular entre os felinos bibliófilos é Dewey, ou Dewey Decimal -- um dos sistemas mais utilizados para catalogar livros.

Nenhum comentário: