15.4.02



Assinaturas

Monsur Hossain é o autor do Bloglet, o esperto sisteminha que permite a leitores de blogs assinarem seus favoritos. Instalei o Bloglet aqui ontem; quem quiser se tornar assinante do internETC. deve preencher com o seu email a nova caixinha que fica na coluna da esquerda, logo abaixo do link para o álbum de visitas. Com isso, passará a receber avisos sobre as atualizações do blog.

O sistema ainda está começando, e tem algumas coisas a serem melhoradas. Do ponto de vista do blogueiro, ele é pouco flexível, já que só permite três opções de aviso: o limpo, que não diz nada, apenas alerta para uma atualização; o que envia o post completo para a mailbox do assinante; e um terceiro, que envia apenas os cem primeiros caracteres do post.

Eu optei pelo primeiro na minha configuração. Pois se o divertido do blog é justamente a experiência coletiva, a interatividade! É bom que vocês apareçam por aqui, freqüentem os comentários e dêem palpites; se cada um for ler os posts sozinho, no isolamento da sua mailbox, a coisa perde a graça. Já enviar os cem primeiros caracteres me pareceu esquisito demais. O ideal, acho, seria enviar o título do post, ou um teaser que pudesse ser redigido separadamente.

Outra falha: por enquanto, embora eu possa ver, lá no Bloglet, que já tenho 14 assinantes, não tenho acesso a seus emails, de modo que não tenho a mais pálida idéia deste meu micro-universo; o que é uma pena, porque ter a lista de assinantes me permitiria eventualmente mandar recados mais personalizados do que o alerta automático de atualização. Escrevi a respeito disso para Monsur, que prontamente me respondeu dizendo que tanta gente já reclamou disso, que esta será a primeira coisa que ele modificará no Bloglet. Meno male.

Nos comentários do primeiro post que fiz a respeito do Bloglet senti que vários co-autores deste blog não acham a menor graça na idéia da conexão por email: eles preferem vir até aqui e descobrir por si mesmos a quantas andam blog e blogueira. Eu gostaria de ter mais opiniões sobre isso; e, sobretudo, gostaria de ter um feedback de quem assinou o internETC. O serviço está funcionando direito? Vale a pena mantê-lo no ar? Vocês estão gostando? Vocês têm alguma sugestão que gostariam de encaminhar ao Monsur?

Desde já, galera, muito obrigada pelo help.

Nenhum comentário: