22.4.02



O Dia da Marmota


Punxsutawney Phil, a marmota

Domingo à noite, com preguiça de sair de casa, a Bia e eu resolvemos assistir a um vídeo. Eu propus "O Feitiço do Tempo" (Groundhog Day), um dos meus filmes favoritos para domingo à noite -- vocês se lembram? Aquele em que o Bill Murray faz um meteorologista de televisão que tem que ir a uma cidadezinha no fim do mundo para fazer uma reportagem sobre uma marmota, e fica preso no tempo? Já perdi a conta do número de vezes em que assisti a este filme, que sempre acho ótimo; a Bia, que nunca tinha assistido, achou ótimo também. Assim, morremos as duas de rir, enquanto os gatos nos olhavam com aquele ar de imperturbável superioridade que guardam desde os tempos em que foram deuses no Antigo Egito.

Mais tarde, conversando sobre o filme e relembrando as melhores cenas, resolvemos checar na internet se Punxsutawney, a cidade onde se passa a história, existe mesmo -- e, se existe, se lá se celebra mesmo o tal Dia da Marmota. Chamamos um Google básico, e dito e feito: lá está Punxsutawney em toda a sua gória. O Dia da Marmota, comemorado em dois de fevereiro, é a maior atração turística da região e, este ano, quebrou todos os recordes, atraindo mais de 40 mil pessoas. Vocês se dão conta disso? Mais de 40 mil pessoas, amontoadas numa praça ainda escura, às sete da manhã, a uma temperatura polar sub-ártica, só para ver... uma marmota?! São todos uns anormales...!

Ainda que tenha sérias dúvidas em relação ao potencial de diversão do Dia da Marmota, sou forçada a reconhecer que procurar por ele na web foi uma grande viagem. Para um vilarejo do seu porte (6.800 habitantes), Punxsutawney está surpreendemente bem documentado, com excelentes websites comunitários e, desnecessário dizer, dúzias de sites e álbuns de fotografias feitos por gente que foi até lá, visitar a marmota em pessoa (em pessoa?).

Mas o filé mignon está mesmo no site oficial de Punxsutawney Phil, a Marmota -- onde há um capítulo exclusivamente dedicado ao filme que pôs a cidade no mapa. Para mim, o mais estranho foi descobrir, ao fim dessa aventura toda, que "Feitiço do Tempo" não foi filmado em Punxsutawney, na Pennsylvania, e sim em Woodstock, Illinois, a quase mil quilômetros de lá.

Vai entender...

PS -- Este post é pro Victor.

Nenhum comentário: