5.3.05







Capivárias!

Depois da família linda que é atração em Barra Mansa, apresentada pelo Ancelmo na coluna de ontem, eis outro grupo de capivaras que anda fazendo sucesso. Essas simpatias vivem em São Lourenço, onde foram vistas e devidamente clicadas pela Márcia, que aparece na foto de baixo:
"Viajei pra São Lourenço no Carnaval e aproveitei pra estrear a minha primeira câmera digital. Ontem à tarde estava passeando no Parque das Águas e eis que vejo uma cena e tanto: uma família de capivaras comendo na beira do lago! Nem preciso dizer que elas estavam fazendo o maior sucesso. Foram muito fotografadas (mais que a Luma de Oliveira na frente da bateria!). Decididamente, esse verão tem como musas as capivaras. (Márcia)
Fico muito feliz em ver como as bichinhas estão na moda. Elas são lindas, pacíficas e convivem bem com gente; é ótimo que as pessoas passem a conhecê-las melhor e aprendam a valorizá-las.

Por outro lado, fico triste demais quando penso que nós também podíamos ter uma pequena colônia de capivaras aqui no Rio -- e que (como em todo o resto dos assuntos da cidade) as autoridades não tão nem aí.

Vocês podem achar cisma minha, mania de bixo grilo, mas são detalhes assim que fazem o charme de uma cidade. Eu mesma tenho o orgulho de ser proprietária de uma pequena câmera digital com marcas de bicadas de garças que vivem no Panamá, no Palácio das Garças (et pour cause).

Um palácio é o local ideal para garças viverem? Nào, claro que não. Mas as de lá estão bonitas e bem alimentadas, são curiosas e interagem com os humanos numa boa. Como eu já disse algumas vezes, nós também não fomos projetados para vivermos em apartamento com luz elétrica, mas nem por isso nossas vidas são ruins.

Capivaras, cotias, micos, tamanduás e que outros bichos crescidos em áreas urbanas acham perfeitamente normais as suas vidinhas -- e, de quebra, contribuem muito para melhorar o astral dos bípedes a quem dão a honra das suas presenças.