24.10.01





SecurityNewsPortal fechado



Acabo de saber disso pelo sempre ligado Cat, e fiquei muito triste:

"Ontem, dia 23, um engraçadinho resolveu desfigurar o site SecurityNewsPortal para provar que era um hacker fera. Ele o fez como protesto pelo fato de o site ser (na cabeça dele) comercial e não ter fechado um buraco de segurança exposto em fevereiro de 2001.

Diante disso, Marq, o webmaster, simplesmente decidiu fechar o site definitivamente. Mas a resposta que deu na página principal merece ser lida, especialmente pelo imbecil que vandalizou o site. Aliás, o espertinho deve estar rangendo os dentes neste momento.

O SecurityNewsPortal era um dos melhores sites sobre segurança de sistemas. Não tinha anunciantes pagos, aliás, o único anunciante era uma empresa sediada em Malta, que não pagava nada pelo espaço. O site não tinha apoio financeiro de nenhuma empresa de segurança nem de nenhum fabricante de produtos do ramo. Não vendia sua lista de emails de assinantes nem nunca cobrou nada dos mais de 2.700 sites que ostentavam o newsticker gratuito do site. Não recebia grana nem do governo, nem de universidades, e era o Marq sozinho trabalhando 18 horas por dia para manter as notícias fresquinhas no ar, com o apoio de um jornalista freelancer que dava um toque aqui e ali, também de mão beijada. Todos os gastos do site eram pagos do bolso do Marq: registro do domínio, provedor anfitrião do site e linha privada.

Além disso, não houve mérito algum em desfigurar a página principal, pois o servidor invadido não estava sob a responsabilidade técnica do Marq, que apenas comprava o serviço de provimento de um fornecedor comum.

Uma pena que esta excelente fonte tenha deixado de existir. Só nos resta torcer para que o webmaster se comova diante da montanha de emails que certamente já está recebendo e volte atrás em sua decisão."(Carlos Alberto Teixeira)

Nenhum comentário: