19.10.01

Tá, mas quem embrulha o peixe?


Imaginem isso: algumas centenas de páginas de papel eletrônico, com um chip separado em cada página e, embutidos na lombada, chips de memória suficientes para arquivar o equivalente a toda uma Library of Congress...

Esta visão do Livro Final é um sonho de Joseph Jacobson, do MIT e da E Ink, que trabalha no desenvolvimento de papel eletrônico, um projeto futurista que pode chegar antes do que se pensa e se tornar realidade dentro de alguns anos.

Eu adoro este tema! Gosto muito de imaginar as mil possibilidades oferecidas por um papel assim, embora, por enquanto, ainda não acredite que o fim dos jornais ou dos livros esteja tão próximo. Há dois grandes pontos a se considerar em relação a isso.

O primeiro é o aspecto econômico: o papel impresso ainda é a forma mais barata de armazenar dados (e, eventualmente, transportá-los por aí). O jornal é a mídia descartável por excelência. Não sei quando teremos um papel eletrônico tão simples de levar para a praia quanto um jornal.

O outro ponto diz respeito à anatomia do olho humano. Para ele (olho) ainda não há uma tecnologia de informação tão calma quanto a palavra ou a imagem impressas. De preferência, preto no branco. Qualquer outra forma de informação, do melhor dos monitores à tela do cinema, passando pela televisão, pelo neon, pelos luminosos à la Times Square -- vocês escolhem -- é cansativa, e pouco convidativa a um olhar demorado.

Ah, sim, quase esqueço: comecei a escrever este post para avisar que o papel eletrônico é um dos protagonistas da edição de novembro da Scientific American, que publica a seu respeito um daqueles artigos maravilhosos, gigantescos, que esgotam o assunto. Se você prefere tecnologia calma, corra para as bancas. Se não se incomoda com páginas eletrônicas, clique aqui. Mas prepare-se, porque a versão online da revista usa o equivalente digital daqueles zilhões de papeluchos que caem hoje de qualquer revista analógica que a gente abra, arghhh.

Nenhum comentário: