23.10.01





E se o vôo 93 foi abatido?

Esta é especial para quem é chegado a uma teoria conspiratória da história -- mas o pior é que a especulação do colunista Harley Sorensen, do SF Gate, ainda que improvável (em todos os sentidos), não é totalmente impossível:

"O NOSSO GOVERNO MENTIRIA PARA NÓS?" -- perguntou ele na edição de ontem do jornal. -- "Imagine, apenas imagine, que o vôo 93 da United, o dos heróis, que ia de Newark para São Francisco, não tenha se espatifado na Pennsylvania por causa dos seqüestradores mas tenha, em vez disso, sido abatido por caças americanos. Fogo amigo.

"O nosso governo admitiria uma tragédia dessas ou tentaria acobertá-la?"

Sorensen alinha as dúvidas que deram origem à sua desconfiança:

1) Os aviões de combate, naquele momento convocados há mais de uma hora, já estavam na área, com a missão de defender a Casa Branca "a todo custo", e sabemos que um dos possíveis alvos deste avião era, justamente, a Casa Branca;

2) A caixa preta do avião foi encontrada logo, mas até agora o governo não divulgou o seu conteúdo;

3) O governo também não divulgou os nomes dos pilotos dos caças que participaram da missão, o que torna impossível entrevistá-los. Se não fizeram nada demais, por que não dizer quem são?

4) O homem que assumiu o comando do dia, o vice Dick Cheney, está sumido desde então. Dizem que é por razões de segurança -- mas se é, porque o presidente George W. Bush não sai da mídia?

Nenhum comentário: