31.10.01






28.07.1945

O Tom Taborda, que é uma dessas pessoas incríveis que sabem rigorosamente TUDO, me mandou a seguinte mensagem:

Desde o 911, eu sabia ter em algum dos meus livros uma imagem do Empire State com o rombo causado qdo um avião se chocou contra o prédio. Achei-a finalmente em "Great News Photos", by John Faber, Dover Publications NY 1978. A foto é (c) do N.Y. Times, foi tirada pelo fotógrafo Ernie Sisto.

Eis a história:

Na manhã de 28/jul/1945, havia uma densa neblina cobrindo tudo. Às 09:45, uma explosão sacudiu o arranha-céu de 102 andares. Um bombardeiro B-25, com três tripulantes, deveria pousar no aeroporto de La Guardia, NY; pela má visibilidade, ele rumava para New Jersey, p/ o aeroporto de Newark. O bimotor voava baixo, numa velocidade acima de 300 mph (~480 km/h); quando o piloto viu-se diante do prédio, tentou desviar, mas atingiu os 78º e 79º andares. Após o impacto, um dos motores caiu no poço do elevador, iniciando um incêndio no porão. Onze pessoas que estavam nos andares atingidos morreram, nove outros sofreram graves queimaduras, causadas pelo combustível.

Ernie Sisto, o fotógrafo, pediu que dois colegas segurassem suas pernas e pendurou-se no parapeito, esticando nos braços a imensa câmera 4x5 Speed Graphic, e tirou a dramática foto usando uma lente grande-angular.

Abraços fotojornalísticos,

Tom


Este cara não tinha que começar a fazer um blog imediatamente? Hein, Tom? É com você, amigo! Tem tudo a ver... :-)

Nenhum comentário: