10.10.01

Make love, not war


Não sei se é má vontade da minha parte, mas tenho sentido, na imprensa americana em geral, um movimento constante e sutil para desmoralizar os movimentos pacifistas nativos. Que os estrangeiros (sobretudo muçulmanos) se manifestem contra os ataques ao Afganistão e à Doutrina Bush, ainda vá lá; mas que um americano faça isso, só sendo doido, socialista ou desajustado -- o que, pensando bem, sob a ótica lá deles, dá na mesma.

Eu por acaso participei de uma passeata pela paz em Los Angeles, há cerca de dez dias. Esta passeata, em que havia gente de todas as idades, credos e nacionalidades unida em torno do mesmo ideal, com o mesmo entusiasmo, foi um dos momentos emocionantes da minha vida. De certa maneira ela fez, no meu coração, as pazes com um país que sempre olhei com ambivalência e, desde as últimas "eleições", com francas reservas.

Pois este movimento bonito e gentil, no qual encontrei tantas pessoas do bem, foi descrito, nos jornais do dia seguinte, como uma marcha de radicais, malucos e hippies velhos, que nunca saíram dos anos 70. OK, eu talvez me enquadre nessas três categorias, mas ainda assim, juro que o que presenciei não tinha nada, mas rigorosamente nada, a ver com o que disse a imprensa. Fiquei me sentindo traída como participante da passeata, e envergonhada como jornalista.

Estou falando nisso agora porque, remexendo nos papéis que trouxe da viagem, encontrei uma filipeta conclamando as pessoas a um novo encontro, no próximo sábado, dia 13, na praia de Santa Mônica, quando será formado um grande símbolo da paz humano. Pelo que vi e pelas conversas que tive, vai ter muita gente e vai ser muito legal, mas nós possivelmente nem vamos ficar sabendo. Se você está lendo esta nota em Los Angeles (na internet, tudo é possível) não deixe de ir: a manifestação está marcada para as 13hs, no Ocean Park Blvd. Para maiores informações, ligue para (310) 392-8558, e fale com a Marsha Straubing.


PS -- Ah, sim: eu subi as fotos que fiz do protesto para o Photo Island. Para vê-las, entre com o username cronai e a password antiwar.

PPS -- O Eduardo, arquiteto lá em Porto Alegre, mandou uma ótima coleção de links de sites pacifistas. Todos merecem pelo menos uma visita; e, se você quiser se manter bem informado(a), várias visitas.

Flora.org
Ruckus
Human Rights Watch
War Resisters
AntiWar
Non-Violence


Nenhum comentário: