20.10.01

Echelon Jam: é hoje! <==(já foi)


Eu ia comentar este assunto, mas o Cat, que é o teclado mais rápido do Oeste, saiu na minha frente -- e, como sempre, mandou muito bem:

O dia 21 de outubro foi escolhido como dia internacional para congestionamento do Echelon, um sistema que até há poucos anos era considerado secreto e cuja função era, ou ainda é, interceptar todas as comunicações eletromagnéticas do planeta, incluindo rádio, TV, pager, telefone, celular, email, satélite, microonda, telex e cabo submarino. Os grupos ativistas pró-privacidade obviamente lutam ferozmente contra a existência do Echelon e, uma vez que o sistema se baseia na filtragem de palavras-chave, tiveram a idéia de anualmente congestioná-lo com milhões de emails contendo palavras as mais cabeludas possíveis, daquelas que certamente chamariam a atenção de um programa de grande porte para detecção e captura de informações suspeitas.

Quem quiser participar sem grande trabalheira, basta acessar uma página da Cipherwar/Echelon-Jam onde se pode enviar email para qualquer pessoa com texto escolhido numa biblioteca de mensagens propositalmente suspeitas. No entanto, para os que preferem uma atuação mais efetiva, recomenda-se baixar uma das várias listas de palavras echelonáveis e enviar seus próprios emails para amigos e conhecidos. Qualquer dia em que você decida mandar essas mensagens, já servirá ao propósito da Cipherware, mas se puder ser no dia 21 de outubro, ainda melhor.(Carlos Alberto Teixeira)


Nenhum comentário: