18.10.01

Confissões íntimas: eu e o vírus


Só a Lu já deve ter perguntado umas três vezes aí pelos comentes, isso pra não falar no povo lá da redação, na família e nos gatos: como foi que eu peguei este vírus?!

A resposta oficial é: Hoje em dia, ninguém está livre de ataques inesperados. Vide o WTC!

A resposta honesta e sincera é: Marquei bobeira.

Acontece que, nas duas máquinas "de verdade", tenho uma conexão banda larga. Elas são máquinas vivas, que ficam no ar 24 horas por dia e, assim, podem ter sua rotininhas de atualização automáticas. Eu não me preocupo com antivirais há séculos, no máximo clico um yes quando o NAV me pergunta qualquer coisa.

No notebook a que estou reduzida por causa das obras, porém, preciso me lembrar de baixar as novas definições de vírus já que, em geral, tou sempre às carreiras e em conexões discadas. O NAV bem que me avisa, coitado, mas eu sempre digo "ah, daqui a pouco": afinal, uso Eudora, e essas pragas em geral vão em cima de quem usa Outlook, certo?

Errado. O W32.Magistr.39921@mm é uma variante do W32.Magistr.24876@mm, que ataca Eudoras também.

Além disso, fiz uma besteira de todo tamanho: abri um executável atachado, vindo de um amigo. Cuja máquina está bichada... mas eu não sabia! O pior é que sempre vou repetir essa besteira (que, por obrigação profissional, recomendo calorosamente a todos que evitem): eu não resisto às gracinhas que os amigos me mandam.

Quanto ao progresso na remoção do biltre, sinto dizer que vou mal. Inúmeros arquivos (os do sistema) têm que ser overwritados, mas pra isso preciso do drive de CD-ROM externo pra rodar o Windows. Mas... eu lá sei onde está este drive, no meio dessa confusão?! Por outro lado, encontrei o Zip Drive, que vai me permitir, pelo menos, fazer backup dos zilhões de fotos e dados que estão aqui. Para isso só me faltam agora os zips -- que, naturalmente, não estou conseguindo encontrar. Mas isso é o de menos. Logo mais clico pro Jairo e encomendo uns dois ou três.

E é isso. Aí têm vocês o relato de uma sucessão de asneiras digna de um CEO de multinacional. A diferença é que ele pode jogar a culpa no gerente de TI.


Nenhum comentário: