1.12.03




Uma espécie de Fotolog antigo

A Laura acaba de me ligar no auge do entusiasmo: descobriu The Web Gallery of Art, um dos websites mais bonitos do ciberespaço. Nele, há quase 12 mil reproduções de pintura e escultura européia produzida entre os anos 1150 e 1800. Muitas obras estão comentadas, há biografias dos artistas mais importantes e a navegação está extremamente bem resolvida.

Os quadros podem ser encontrados usando-se os mais diversos critérios de busca; há visitas guiadas, que facilitam a compreensão da galeria e das ligações artísticas e históricas entre as obras; e pode-se até usar um navegador com tela dupla, que permite carregar dois quadros ao mesmo tempo, para facilitar comparações. Não há nenhum dispositivo impedindo a cópia das imagens, que podem também ser enviadas como cartões eletrônicos.

A galeria é um autêntico tesouro, uma espécie de Fotolog da Grande Arte. Permite até que se escute música do período que se está vendo. Não se recomenda a ninguém que precise realizar algum trabalho urgente (ou, aliás, qualquer tipo de trabalho) que vá até lá.

Em tempo: este site é húngaro...

Nenhum comentário: