2.12.03





Naturalmente

Um dia começaram a aparecer no Fotolog umas fotos deslumbrantes de bichinhos esquisitos, daqueles que costumam pôr a gente para correr, como cobras, sapos e outros seres escorregadios. As fotos eram macros gloriosas, tão boas que a gente jurava que o dono daquele específico fotolog, o Naturalmente, estava tirando aquelas maravilhas de publicações especializadas.

E não é que estava mesmo? Mas não, não se trata de um caso descarado de plágio. Quem está por trás do Naturalmente é a portuguesa Isabel Catalão, fotógrafa especializada em répteis e anfíbios, e autora de algumas das mais lindas fotos de natureza que já vi. Várias delas vão, mesmo, parar nas grandes revistas e nos salões de exposições de museus e universidades do mundo todo, que Isabel percorre como conferencista.

Quando está em casa, ela colabora, particularmente, com o grupo de herpetologia do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ufa!). Quer dizer: pouca gente conhece cobras e lagartos como ela — e nem pensem que aqueles closes de serpentes sorridentes e sapos saltitantes se obtém com zoom, à distância. A moça é valente mesmo, e trabalha sempre a poucos centímetros dos seus modelos.

Nos momentos em que deixa o seu mundinho animal, Isabel Catalão fotografa os sítios históricos de Portugal — e, claro, dá um show de bola. Tinha que ser: afinal, castelos medievais não se mexem, não pulam e, sobretudo, não mordem. Para ver as fotos deslumbrantes dessa Indiana Jones das imagens, vá ao seu fotolog, em www.fotolog.net/naturalmente. E, para saber mais sobre ela (e ver mais umas fotinhas) vá ao seu website, em www.isabelcatalao.com.

Você nunca mais vai ver um sapo com os mesmos olhos.

(O Globo, Info etc., 1.12.2003)

Sim, sim, vocês leram (quase) o mesmo texto aqui antes.

Vantagens da publicação online, em geral, e do blog, em particular... ;-)

Nenhum comentário: