19.12.03




Túnel do tempo

Fim de ano: qualquer folguinha que sobra, a gente aproveita para arrumar coisas, jogar fora trambolhos, dar um jeito na casa. Fotos de papel têm isso: elas aparecem e desaparecem, e aí, nessas ocasiões reaparecem de surpresa.

Essa foi feita na Cobal, há milênios, num sábado de manhã. Tom Jobim ainda era vivo e estava na mesa com a gente. E mais Lucinha Veríssimo, Chico e Eliana, José Lewgoy, Jaguar e Hugo Carvana (se não me engano).

Nesse dia, um garçom perguntou pra Lucinha:

-- E a Ava Gardner aí, o que vai querer?

Ela ficou encabulada com o lance da Ava Gardner, mas o Millôr cortou:

-- Lucinha, aprenda: não se discute com a oftalmologia alheia!

Eu me lembro disso tudo por um motivo muito simples: é que os Veríssimos (por motivos geográficos) e o Millôr e eu (por questões de trabalho, dele, e de horário, minhas) praticamente não íamos à Cobal.

A exceção é sempre mais fácil de lembrar do que a regra.