8.12.03





DX6490: show de câmera!

Até eu levei um susto: segundo o contador da máquina, em pouco mais de um mês fiz 3.743 fotos com a Kodak DX6490 (mais da metade, provavelmente, dos meus gatos...). A explicação é simples: ela é uma das melhores câmeras digitais que usei, e quando a experiência é tão compensadora, a gente tende a repeti-la. Dois detalhes combinados a tornam única — o sistema Easy Share, do qual falei no outro dia, e que realmente muda a relação da gente com as câmeras (e a delas com os computadores) e o fenomenal zoom óptico 10x, cuja performance vocês podem avaliar pelas fotos.

As da festa da árvore foram feitas da minha janela, no quinto andar; as da praia, do 37 andar do Méridien. Ainda por cima, através de janelas escuras! (Para ver mais exemplos de fotos, e toda a seqüência do zoom, vá ao meu fotolog, em www.fotolog.net/cronai). Nos dois casos, além de toda a extensão óptica do zoom, usei também o zoom digital 3x, de que em geral não gosto, mas que aqui funcionou bastante bem.

O segredo do espantoso zoom da Kodak DX6490 pode ser resumido em três nomes: Schneider-Kreuznach Variogon. Poucas câmeras podem se gabar de ter lentes com tal pedigree — inclusive, poucas câmeras até da Kodak, que as reserva para o seu topo de linha. É lógico que, com um zoom desses, ela não é uma câmera de bolso — mas, ainda assim, é pequena e leve o suficiente para caber na bolsa sem incomodar. Além de tudo, é um objeto muito bonito, com um design sóbrio e enxuto.

Mas há outras coisas de que gostei muito nela, além do design e do zoom poderoso. A bateria, por exemplo, que segura as pontas com extrema galhardia; o LCD, que é grande, claro e tem ótima resolução; o visor eletrônico, que em casos de muita ou pouca luz, de fato funciona; os botões dos comandos mais usados ao alcance dos dedos.

Como todas as Kodak, a DX6490 é facílima de usar, quer a gente trabalhe em modo automático, quer deseje ter maior controle sobre as funções; ao contrário das irmãs, porém, ela oferece uma alternativa menos “mastigadinha” do software, o que achei uma felicidade, e algo a ser incorporado às demais câmeras de primeira linha da “família”.

A qualidade da imagem, que vai a 4 MP, é ótima em todas as circunstâncias, inclusive à noite, e até com flash. Ela usa cartões MMC ou SD, e custa R$ 2.997. Há muitas outras coisas interessantes a respeito dessa grande máquina; recomendo uma visita ao seu site, em wwwbr.kodak.com.


(O Globo, Info etc., 8.12.2003)

Nenhum comentário: