16.12.03



Blogger.com.br

Os usuários do Blogger.com.br receberam um email da Globo.com a respeito de mudanças no serviço. Muitos têm escrito para mim, outros manifestaram preocupação aqui mesmo, nos comentários.

Bom. Eu conversei com eles ontem, e a questão é muito simples.

Quem já tem blog hospedado no Blogger.com.br não precisa se preocupar. Eles não vão cobrar nada de ninguém dentro de um limite muito razoável de uso: este internETC., por exemplo, que é bem heavy como tráfego e como armazenagem, caberia folgadamente nesses limites.

Novos blogs em Blogger.com.br, só para assinantes da Globo.com.

Por que isso? Aparentemente, porque, com o fechamento do Kit.Net grátis e de tantos outros sites de hospedagem gratuita, os pornôs que moravam por lá se transferiram em massa para o Blogger.com.br -- onde não há estrutura para se conferir cada novo blog criado, e muito menos grana para sustentar banda e hospedagem de site pornô.

Restringindo o acesso a coisa fica mais fácil para a administração, e mais difícil para os pornógrafos. De cara, o pessoal XXX vai ter que procurar outras paragens. E, agora, a Globo.com vai em cima dos sites que têm milhares de acessos por dia, ocupam quaquilhões de Gigabytes, etc.

Pelo que me disseram, podem ficar tranqüilos: é apenas uma medida de saneamento do sistema.

Outra novidade é que estão trabalhando numa versão muito poderosa do Blogger.com.br. O novo sistema, que deve ser lançado dentro de três ou quatro meses, vai ser uma ferramenta de publicação completa, com recursos de fotolog e, vejam só, videolog.

As conversas com a turma do Fotolog, mesmo, não deram em nada. Há uma incompatibilidade técnica entre o Fotolog e o sistema da Globo.com, que preferiu partir para o tal super blogger que vem aí.

Nisso, sinceramente, fiquei com pena. O Fotolog não é a maravilha que é só por causa da ferramenta, mas também, e sobretudo, pela sua universalidade. Ainda que 70% dos usuários sejam brasileiros, há estrangeiros de sobra para que a gente se surpreenda com um gatinho no Japão, cristais de gelo na Suécia, crianças em Angola.

Por outro lado, se a gente navegar um pouco pelos fotologs desses tais 70% de usuários brasileiros, vai ver que a maioria só quer mesmo postar fotos e mais fotos de si mesmos, para que os amigos possam escrever "huahauhauhauha" indefinidamente...

Enfim. Estou curiosa com o que vem por aí.

(Enquanto isso, na cadeira ao meu lado, a Tati dorme o sono dos justos... e ronca! Muito engraçado gato roncando...)

Nenhum comentário: