23.2.05



Novos sonhos digitais

Começou ontem, em Orlando, a PMA 2005, tradicional feira de fotografia que atualmente -- nem preciso dizer -- é a grande vitrine do que há de novo em imagem digital. Voltada a profissionais e revendedores (como a antiga Comdex em relação aos computadores) a PMA atrai, cada vez mais, a atenção de amadores e entusiastas, curiosos em saber qual será seu próximo objeto de desejo.

Agora que a questão dos megapixels já está mais ou menos equacionada, e que os usuários já descobriram que nem só de quantidade de pontinhos vive a foto digital, as câmeras estão mais interessantes do que nunca.

Os fabricantes esmeram-se em apresentar novidades, cuidam do design, da velocidade entre os cliques e, principalmente, da qualidade das lentes -- que serão sempre a parte mais importante do aparelho.

Ficou impossível responder à velha pergunta: "Qual é a melhor câmera digital?" Cada vez mais diferentes entre si, elas vêm sendo projetadas para se adaptar à imensa quantidade de usuários, seu poder de compra, seus estilos de vida, suas necessidades de imagem.

Há uma câmera perfeita nos sonhos de cada fotógrafo mas, mesmo assim, para alcançar este ideal, ainda é preciso recorrer a duas ou mais câmeras na vida real. As super zoom são fenomenais, por exemplo, mas grandinhas; as ultra-compactas são ótimas para carregar na bolsa, mas não enxergam tão longe... e por aí vai.

Parece excessivo ter mais de uma câmera digital, mas esta é uma realidade à qual as pessoas que se dedicam seriamente ao hobby vão, aos poucos, se habituando -- para a alegria da indústria.

Assim como nos tempos do filme era normal ter dois corpos e várias lentes, ter diversas digitais também será comum com o tempo -- e, sobretudo, com a queda de preços. Uma coisa é certa: nunca se adquiriram tantos megapixels por tão pouco.

A Concord conseguiu quebrar a barreira dos US$ 100, e apresenta a ultra-compacta 5042, primeira câmera digital de 5 mp a US$ 99.

Na área das câmeras para amadores e entusiastas, uma das grandes tendências da PMA 2005 são zooms poderosos ou, pelo menos, mais generosos do que os míseros 3x até aqui padrão, e conseqüentes estabilizadores de imagem. Esta tecnologia, já empregada há tempos em filmadoras, começa a chegar com muito sucesso às digitais.

(Aqui no blog vocês viram um exemplo disso na foto da Lua. Se não fosse o estabilizador da Lumix, eu nunca conseguiria fazer aquela foto sem tripé, como fiz. Tenho a mão até firme, mas nem tanto...)

Outra tendência importante, parecida com a que domina o mundo dos celulares: câmeras fashion, miudinhas, bonitas, produzidas em cores diferentes -- de preferência para combinar com os iPods minis, imbatíveis aijesus do mundo hi-tech.

Aqui ao lado, nas fotos, uma pequena amostra das novidades:

1) Apresentada na CES, em Las Vegas, a EasyShare-One da Kodak é verdadeiramente revolucionária. Tem memória interna de 256Mb e conexão wi-fi através de um cartão opcional. Nela se podem guardar muitas fotos, como num álbum digital, e enviar o que se quiser pela rede.

2) Com zoom 4x óptico, 4 megapixels, 20 diferentes modos de exposição, capacidade de fazer filminhos sonoros e 180 gramas, a Canon A520 é um brinquedinho simpático com desempenho de gente grande. Uma ótima câmera para quem está começando e quer descobrir a foto digital.

3) A ultra-compacta Sony DSC-T33, de 5 megapixels, com zoom 3 x óptico, joga todas as suas cartas no design limpo e elegante.

4) Figurinha difícil, a Caplio RV1 da Ricoh estará à venda basicamente na Europa e Ásia. Pequena, rápida e com ótima bateria, tem lente de 28mm, em comparação com os 35mm habituais. Uma pequena grande-angular cheia de qualidades!

5) A Exilim Pro EX-P505 é descendente direta das Exilims fininhas da Casio. Continua compacta (ma non troppo), tem zoom óptico 5x e 5 megapixels, mas o seu grande forte é fazer vídeos em MPEG 4 VGA, ou seja, 640 x 480, em ótima resolução.

6) O barato desta Pentax Optio de 5 mp, zoom 3x óptico está em duas letrinhas: WP. Significam Water Proof, à prova d'água, o que faz desta pequena maravilha a companhia ideal para as férias.

(O Globo, Info etc., 21.2.2005)

Prometo os links todos assim que tiver um tempinho; agora vou fazer a mala -- que acabei não fazendo -- e descansar um pouco antes de sair daqui, de madrugada, para pegar o vôo da 8h para SP, no Galeão.

O pior é que o vôo pro Panamá sai às 13h30, se não me engano: um horário tão decente...

Postarei fotos e notícias do Panamá assim que for possível. Vai ser muito interessante fazer esta viagem para um país a respeito do qual sei tão pouco.

Fiquem bem, todos!

Nenhum comentário: