19.2.05



Marca Barbante II

A marca é simplesmente pavorosa.

É feia na forma, na escolha e na superposição das cores; a tipologia não podia ser mais banal e deselegante.

O preço é uma piada de mau gosto com os contribuintes.

Ela não é nem "memorizável" (como a da Coca-Cola) nem "cobiçável" (como a da Nike, que consegue triunfar até quando manchada por denúncias de trabalho escravo).

A obrigação de uma marca de charme ou de qualidade é ser irresistível; ela tem que ser uma daquelas coisas que, se estiver impressa num cinzeiro ou num pratinho, faça com que você tenha uma vontade simplesmente irresistível de roubar o dito cinzeiro ou pratinho, para depois exibi-lo em casa com orgulho e prazer estético.

Diante de marcas assim, jamais ocorre a qualquer pessoa a idéia de que a prima jeitosa até que faz umas coisinhas parecidas no Photoshop.

Mas tudo isso é consideração paralela.

O fato é que país não tem marca.

País tem bandeira.

Nenhum comentário: