19.11.01




Tirando Deus da equação


Para quem ainda acha que na internet só tem bobagem (ainda existe gente assim?) dois pequenos trechos que traduzi de uma bela pensata de Alan Dershowitz, Por que ser uma boa pessoa?.

"Uma pessoa realmente de bem é aquela que faz a coisa certa sem qualquer promessa de prêmio ou ameça de castigo -- sem se prender a uma análise da relação custo-benefício. Fazer alguma coisa porque Deus disse para fazer não torna ninguém uma pessoa de bem; apenas nos informa que aquela pessoa é um crente prudente, semelhante à pessoa que obedece ao comando de um imperador poderoso. A disposição de Abrão de sacrificar seu filho Isaac porque Deus lhe disse para fazê-lo não faz de Abrão um homem de bem; apenas mostra que ele era um homem obediente. Pessoas demais abdicam da sua responsabilidade moral em nome de Deus."

"O bom caráter consiste em reconhecer o egoísmo que nos é inerente, e tentar equilibrá-lo com o altruísmo a que todos deveríamos aspirar. Este é um equilíbro difícil de alcançar, mas nenhuma definição de bondade pode ser considerada completa sem ele."

O original, em inglês, está aqui.

Nenhum comentário: