23.11.01




Direto de Los Angeles


Scarlett Freund, correspondente especial do internETC., manda uma dica ótima para quem está em Los Angeles ou planeja ir até lá:

O Getty Museum acaba de inaugurar uma exposição com a qual tive envolvimento pessoal por nove meses (do que, aliás, muito me orgulho): Devices of Wonder: From the World in a Box to Images on a Screen. Ela fica em cartaz até o dia 3 de fevereiro de 2002.

Trata-se de um show genial que explora vínculos (nem sempre cronológicos) entre as novas tecnologias -- cinema, computação, internet -- e inúmeros instrumentos óticos (e exóticos) do passado, como o astrolábio, o microscópio, o telescópio, a lanterna mágica, a camera obscura, o panorama, o peep-show, a caixa de perspectiva, o pantógrafo, o diorama, o vue-d'optique, o prisma, o espelho metamórfico, o estereóscopo, o zográscopo, o robô... A lista é interminável!

Eu queria, porém, chamar atenção especial para um implemento pouco conhecido: o Wundercabinett, pequeno armário+escrivaninha portátil do séc.17, com dezenas de compartimentos onde se podiam arquivar amostras de minerais, insetos, curiosidades, moedas antigas -- a idéia sendo que, mesmo viajando, o pesquisador teria às mãos todo o material necessário para continuar seus estudos e manter a correspondência em dia. Em suma: um proto-laptop!

A exibição mostra como o impulso enciclopédico, a pesquisa científica, a vontade de estruturar o saber e de criar links visuais -- enfim, o quadro epistemológico que temos do mundo -- têm sido mediados por instrumentos visuais desde o início da Idade Moderna.

Os diversos inventos, jogos, brinquedos, marionetes, aparelhos, engenhocas e artigos de home entertainment dos séculos 18 e 19 incluídos na exposição também mostram como as tecnologias de realce da percepção influenciaram a produção das artes, enquanto infiltravam a gestalt e os hábitos de lazer da classe média, transformando tanto a cultura popular quanto a da elite.

O melhor é que a exposição foi organizada não só para atrair o público erudito, habitual freqüentador de museus, mas também quem não tem este hábito, bem como adolescentes e crianças. Quer dizer: tem objetos para estimular o interesse de qualquer pessoa! Ela é dinâmica, e seus objetos interativos permitem vivenciar como nossos ancestrais (ou nós mesmos, há vinte ou trinta anos) percebíamos o mundo.

(Na foto, o interior da galeria, de onde se pode ver o Mirrored Room, de Lucas Samaras -- uma estrutura construída de espelhos, com porta para entrar e sair. Nos espelhos estão refletidas fotografias de Cindy Sherman, uma escultura andróide, e um marionette famoso de Antonio Diavolo.)

PS: Vocês lembram quando eu disse que a gente vive esbarrando em húngaros? Pois adivinhem de onde vêm os pais da Scarlett...!

Nenhum comentário: