4.11.01





O susto nosso de cada dia...

Para quem ainda não reparou, este é um blog muito chique: não só teve o auxílio luxuoso do Mario AV neste layout cool e elegante como, ainda por cima, tem correspondente exclusiva em Los Angeles, a Scarlett Freund. Ela é uma brasileira antenadíssima que, há tempos, mudou-se de armas e bagagens para os Estados Unidos, mas nunca perdeu o jogo de cintura.

Na quarta passada, a Scarlett me escreveu um e-mail que andou percorrendo uma estranha trajetória pela rede mas, finalmente, chegou hoje, são e salvo, à minha mailbox:

"Pronto, chegou! Agora tá todo mundo avisado: ninguém é imune! Hoje, às 11h28m, houve um alerta geral no Centro Getty, avisando que um envelope com poeira branca havia sido avistado na área central onde se processa o correio. Chamaram a polícia, vieram agentes equipados para tratar de materiais perigosos (hazardous materials, ou hazmat, como dizem aqui) e conferiram tudo. Duas horas depois, um segundo aviso geral: os agentes do LAPD determinaram não se tratar de anthrax ou qualquer outra substância perigosa, e se foram levando o envelope, que deve ter sido idéia de um engraçadinho que não tem nada melhor para fazer na vida.

Apesar da tensão palpável, ninguém entrou em pânico, todo mundo segurou as pontas. Uma coisa legal que fez com que eu me sentisse melhor: a chefia do Getty fez um levantamento informal entre os funcionários para averiguar o grau de nervosismo e ansiedade geral (bem alto). Graças aos céus e aos orixás, foi só um hoax de mau-gosto. Assustou, mas não abalou. E o Getty continua lindo e maravilhoso, como sempre."


Há consenso entre os jornais (daqui também) de não se noticiar este tipo de trote. Dentro de toda a polêmica que se vem armando em relação ao comportamento da grande imprensa, esta é uma das poucas decisões gerais que considero cem por cento correta. Trotes não são notícias, e divulga-los só serve para dar idéias de jerico aos übber-jericos que sequer conseguem ter idéias por conta própria.

Mas então por que é que eu estou dando esta notícia aqui? Simples: porque este blog está longe de ser um veículo de comunicação de massa, porque os meus leitores são todos pessoas esclarecidas e de bons sentimentos (ué, não são não?) e porque acho que a mensagem da Scarlett ajuda a dar a dimensão humana, individual, que, a meu ver, tanta falta tem feito à cobertura dos recentes acontecimentos. Tá explicado?

(Na foto by Scarlett, o Getty Museum, onde ela trabalha)

Nenhum comentário: