11.11.01




Land of the free


Preparem-se para voltar a ouvir falar nas famigeradas eleições da Flórida: a AP deve soltar hoje, logo mais, os resultados das pesquisas realizadas pelo National Opinion Research Center (NORC), respeitadíssimo instituto de pesquisas, por encomenda de um consórcio de publicações: The New York Times, The Wall Street Journal, Washington Post Co., Tribune Publishing, CNN, Associated Press, St. Petersburg Times e The Palm Beach Post.

O número de publicações não fica só nisso, porque o New York Times é dono do Boston Globe, do Sarasota Herald-Tribune, e do Lakeland Ledger. O grupo que publica o Washington Post também é proprietário da revista Newsweek; e a Tribune Publishing, de Chicago, tem não apenas o Chicago Tribune como o Los Angeles Times, o Orlando Sentinel, e o South Florida Sun-Sentinel.

Segundo o NORC, a proposta do estudo não é definir, de uma vez por todas, quem ganhou ou perdeu na Flórida (coisa que, de resto, ninguém fora dos Estados Unidos precisa de pesquisa alguma para saber), mas sim testar a eficácia dos diversos mecanismos de votação utilizados no estado. Então, tá.

Esses resultados científicos e desinteressados ficaram prontos em meados de setembro; mas aí, segundo os jornais que os encomendaram, não havia clima para divulgá-los. A título de curiosidade, das três outras pesquisas semelhantes realizadas até agora, duas deram inquestionável vitória a Al Gore; a terceira, que bem podia ter sido feita pelo PSDB, chegou a conclusão de que, contando de um jeito, Gore ganhava; de outro, ganhava Bush.

Isso é que é democracia: você não só escolhe o presidente como, ainda por cima, escolhe o jeitinho de contar os votos...

De qualquer forma, a essa altura, Inês é morta. A Bush, Inc. está mais firme do que nunca no poder, fazendo a felicidade de todos os seus aliados: fabricantes de armas e de cigarros, empresas petrolíferas e monopólios de todos os tipos. E tudo isso, maravilha das maravilhas! com tal controle sobre os direitos civis que faria corar de inveja qualquer ditadura militar cucaracha dos anos 70.

God, bless America -- e, sobrando um tempinho, o resto do mundo também, will You?

Nenhum comentário: