18.4.05



Lição de cidadania

Para os leitores do blog, a coluna de hoje não chegou a ser novidade...

Enquanto muita gente cruza os braços e diz que não adianta nada botar a boca no trombone porque este país é assim mesmo, meu amigo Eugenio Vilar foi à luta, e criou um utilíssimo programa que define como "coisa de programador se expressando politicamente com suas próprias armas".

Indignado com as incessantes barbaridades que saem da Câmara dos Deputados, Eugênio desenvolveu um pequeno utilitário de opinião pública que facilita enormemente a tarefa de enviar mensagens aos que se dizem -- e que em tese deveriam ser -- nossos representantes.

Com ele, você não precisa mais consultar o site da Câmara dos Deputados ou, sequer, abrir seu programa de email para mandar o recado para Brasília. O Galera -- assim se chama o inteligente programa -- funciona com dois formulários: num, que só precisa ser configurado uma vez, entram os dados do usuário, já que o programa se recusa a enviar mensagens anônimas; no outro formulário, há campos para o assunto e para o conteúdo do email.

A mensagem pode ser enviada a todos os parlamentares, ou àqueles escolhidos por partido, estado ou sexo -- o mulherio é o único lobby reconhecido. Em seguida, basta clicar no iconezinho de envelope, e logo cada deputado receberá uma carta individual, sem cópia para os demais.

O programa usa a planilha distribuída pela própria Câmara dos Deputados, e assim está sempre atualizado. Como utilitário bem educado que é, o Galera inclui em cada email a saudação "Exmo. Senhor Deputado" ou "Exma. Senhora Deputada" -- ainda que eles não mereçam -- seguida do nome de guerra do parlamentar, e termina sempre com "Atenciosamente?, seguido de nome e endereço completo do remetente, ou seja, você.

O autor Eugenio Vilar, perfeito cavalheiro, desaconselha o uso de expressões de baixo calão. Está distribuindo o programa gratuitamente, desde que os usuários se comprometam a não compactuar com qualquer pedido de aumento de verbas de gabinete, atos de nepotismo explícito e por aí vai.

O download deste autêntico must da vida cidadã pode ser feito daqui: www.literal.eng.br/galera.html.

Façam bom uso dele!

Campo minado

A internet está ficando cada vez mais perigosa. Fábio Sampaio, que mantém o blog Caryorker e é um dos net-gurus mais respeitados na praça, alerta para uma praga pior do que o phishing, aquela prática malsã de mandar emails falsos de bancos e instituições financeiras em geral para pescar os dados de desavisados. Chama-se pharming, vem sendo falada há algum tempo e é, mesmo, de meter medo.

Acontece que no phishing o usuário esperto não cai. A essa altura, ninguém vai clicar no link de um email que diz "Pendências com a Serasa", ou fornecer número de conta e senha só porque um suposto email do Banco do Brasil diz que estão recadastrando as contas. Mesmo quem, por curiosidade, siga os links dos emails, tem como checar, através dos IPs, a autenticidade (ou falta de) dos sites. Mas uma das alternativas de pharming é o seqüestro de DNS.

Quer dizer: os biltres não precisam mais mandar emails falsos. Você se loga num site bem conhecido mas, em vez de ir para lá, cai numa armadilha bem montada.

Não precisam entrar em pânico já, porque isso não é fácil de fazer e ainda não há muitos casos conhecidos. Mas, pelo sim pelo não, sejam extremamente cautelosos com os seus dados, sobretudo aqueles referentes a contas bancárias, números de cartões de crédito e assim por diante. Vejam o que diz o nosso guru:

"Essa onda crescente de pharming é preocupante e merece que fiquemos de olho. Se você notar algo por menor que seja na aparência do site de seu banco ou similar informe um código de usuário e senha falsos para ver o que acontece. E sempre, sempre, sempre, verifique se você está em uma conexão segura e encriptada identificada pela presença do cadeadinho no sopé do navegador. Não é infalível mas ajuda e muito."

A íntegra de um excelente artigo do Fábio, em que ele explica tudo sobre a nova praga pode ser lida em www.pharming.notlong.com.


(O Globo, Info etc., 18.4.2005)

Nenhum comentário: