29.4.05



Com a palavra, protetores e amigos de bichos

Recomendo a todos a leitura dos comentários do post "Com a palavra, a dra. Vera, da SEPDA". Os fatos lá apontados sao muito graves. A dra. Vera respondeu a algumas perguntas, mas o grosso das indagacoes continua sem resposta. Continuo tentando acreditar na seriedade da proposta do trabalho da SEPDA, mas infelizmente as evidencias nao apontam numa boa direcao.

Confio em muitas pessoas que escreveram nos comentarios. Ana Yates, por exemplo, é uma pessoa de cuja seriedade nao se pode duvidar; tenho a maior admiracao por ela. Nao conheco Barbara Ribeiro, que escreveu o comentário abaixo, mas a meu ver ele resume bem a situacao:
Primeiramente, devemos lembrar da ponte de votos que o Prefeito César Maia encontrou com a defesa animal, quando concorreu com Conde na penúltima eleição, por sinal, apertadíssima ... Cesar apertando patinha de cãozinho no Aterro, que lindo, porém, como bom político, cumpria sua promessa sim, criando a SEPDA, só não informou que seria praticamente virtual.

No último ano da antiga gestão, houve demonstração de trabalho, com a criação dos mini-centros cirúrgicos, distribuição de rações aos mais carentes e outras atividades sociais em prol dos animais necessitados, mas ainda muito pouco. Bem, vieram as eleições e Claudio Cavalcanti ficou como suplente. Cesar queria a vaga dele, então convidou-o para ser o Secretário, com sua esposa, ex-secretária, como Sub. Cláudio declinou do convite. Cesar desmantela a Secretaria e exonera Maria Lucia.

Iniciei um movimento na internet pela permanência da mesma, que pode ser extinta, a qualquer tempo, pois é temporária. Houve adesões, fomos para Câmara Municipal. Seja por este ou outro motivo, Vera Loyola é convidada a ser a nova Secretaria, mas declina do convite, pois tem visão, é empresária, gosta de bichos, e não quer, provavelmente ser usada pelo Prefeito.

Aí surge um nome: Fasano, paulista, residente no RJ, ator meio desaparecido, envolvido com animais exóticos e em extinção, jamais se teve notícias sobre qualquer dedicação sua aos domésticos excluídos, razão para qual a Sepda foi criada.
Vera surge, de Campos, embora eu já a conhecesse do CCZ do Rio, quando ela foi fazer uma apreensão no Jockey, e não sou protetora daquele local, não, hein? Mas fui comunicada, pois Vera fincou o pé no local, numa tarde sábado, para apreender os gatos de qualquer maneira.

Um protetor antigo daquele local e também funcionário na época impede a Carrocinha de prosseguir. Vera se mantém, leva os gatinhos para o CCZ, que chegaram quase a noite e ameaça processar o protetor Nilton. Aí eu entrei, meio iluminada, pois não sou de aturar desaforos nem arrogancias de funcionários públicos, já que eu os sustento com os impostos que pago ... falei com Vera, pelo telefone, e pedi que deixasse os animais separados, assim como solicitei que não levasse a discussão com o Nilton adiante, pois isto o levaria á demissão ... difícil de convencê-la.

Tive que ouvir aquele "blá-blá-blá" sobre doenças transmissíveis, etc. Agora, ela reaparece, dizem que com a indicação de Otávio Leite (nepotismo ?) Só Deus sabe ..., mas o que todos sabemos, inclusive Deus, é que o nepotismo dos amigos e parentes de Vera na Sepda é explicito. Esterilizações quase paradas, colônias de gatos, que são devidamente mantida por protetores, sendo visitadas, causando uma insegurança muito grande nos protetores, sobre quais os objetivos reais da SEPDA de hoje.

Fasano? Bem, estive em audiência com ele, juntamente com um grupo, foi receptivo, mas nada sabe sobre domésticos ou domesticáveis. Parece que saiu de cena, pois entrou em outra cena, a da Globo, na América, ajudando a promover os rodeios. Recebe como Secretário e trabalha para a Globo ... alguém estaria espantado com isto? Acho que não, tão comum aqui no Brasil ... até quando? Se depender de pessoas como eu, até nunca, pois não me permito intimidar pelo autoritarismo de um Prefeito.

Vamos colocar a SEPDA sob auditoria ... quem topa? Vamos ao MP, vamos exigir explicações e diálogos com protetores. Vamos lá, Vera, se o que dizem não é verdade, prove! No seu mandato em Campos, em que bases funcionava o CCZ? Houve adoções em massa? Havia eutanásia? Para que tipos de doenças? Saudáveis, também?

Por favor, mostre as estatísticas e testemunhas. Não basta falar, tem que provar ... A proteção animal está fazendo frente a novela América e afetando uma audiência em horário nobre, elegendo vereadores em vários locais do Brasil, e não vai exigir os direitos dos animais através da SEPDA? Só pode ser piada ... o povo elege, o povo paga, o povo vota, o povo tira, este é o meu lema.

Prove o contrário, Vera, mostre as esterilizações sendo feitas, seu plano de trabalho, quem são seus funcionários, onde está o seu chefe Fasano, enfim, alguns detalhes, somente.

E, principalmente, lembre-se que veterinário se preocupa com bicho, pois ser humano é devidamente tratado por médico. Doenças? Vamos eliminar, então, os leprosos, aidéticos e por aí vai. Sem discurso, vamos para ação.

SEPDA, sai do armário e se mostre, terá em mim e outros aliados se realmente estiverem trabalhando em prol dos animais, pois recebem para isto. (Barbara Ribeiro)
É isso aí.

Dra. Vera, por favor, mostre que estamos erradas, e que a SEPDA quer, realmente, cuidar dos animais (cuidar no bom e velho sentido de amar e proteger)!

Desculpe eventuais injusticas ou malentendidos, mas mostre, por favor, que a impressao geral que se tem da SEPDA está inteiramente equivocada -- e este blog e sua autora serao os seus maiores aliados.

Nenhum comentário: