23.3.07

Dá o que pensar...

Entre os tantos comentários sobre a coluna de ontem, um me chamou particularmente a atenção. Foi o do Luiz Fernando Raposo, que toca direto na ferida, e traz à tona uma questão que me perturba há tempos: o que diabos acontece com a classe média?!
"Pena que a chamada intelligentzia brasileira não reflita sobre nossas mazelas com a mente livre das armaduras ideológicas que distorcem a realidade e alimentam a compreensão equivocada de nossos problemas.

O Programa "Bolsa Bandido" é uma estupidez que resulta da combinação de cinismo, oportunismo, ignorância e má-fé. Mas não é o único programa gerado por esses mesmos atributos, não foi o primeiro e -- do modo como caminhamos rumo à "boçalização" social -- não será o último.

Há, na nossa sociedade, um responsável por tudo isso: a classe média. Em qualquer país, ela é o esteio, a turma que efetivamente governa, pois dela saem os magistrados, os políticos, os intelectuais, os professores, as pessoas que pensam. O próprio PT é um partido de classe média. No entanto, no Brasil, a classe média conspira contra a sociedade, de modo (possivelmente) inconsciente.

Por quê?

Este é o tema que deveríamos refletir, pesquisar, debater e divulgar." (Luiz Fernando Raposo)

Nenhum comentário: