20.2.02



Deu no Chicago Tribune

Coincidência: a gente aqui neste papo de jornalismo on e off line, blogs e publicação eletrônica, e encontro no Tribune uma entrevista com Michael Kinsley, ex-editor da New Republic e da Slate e um dos meus heróis.

Ele diz: "As revistas online precisam descobrir melhores formas de uso da tecnologia. Elas não podem se contentar em imitar as publicações tradicionais, de papel e tinta".

E diz também: "A coluna de jornal está praticamente morta como mídia. Não há mais [nos EUA] um colunista que dê a ordem do dia como faziam Walter Lippman ou James Reston. Há apenas uma colunista imperdível no momento, uma cuja coluna você procura direto, que é Maureen Dowd".

(Não é gozado como a gente tende a achar inteligentíssimas e geniais as pessoas que pensam como a gente? Maureen Dowd, do NYT, é a única colunista da imprensa americana que faço questão de ler sempre. É corajosa, saca as coisas longe e, ainda por cima, tem um senso de humor imbatível. Deve ser uma das pessoas mais odiadas por Bush & Co.)

Ainda assim, Kinsley aposta nas colunas online: "graças à tecnologia -- diz o Tribune -- elas podem reagir instantâneamente aos acontecimentos, e permitem a interação entre os autores".

A-há!

Nenhum comentário: