3.2.02




Big Brother BR

Com o país pendurado na angustiante dúvida de quem sairia ou não sairia do carro na estréia do Big Brother Brasil, os servidores da Globo.com tiveram mais de 350 mil pageviews diárias e ficaram completamente congestionados. Era de se esperar: uma atração extremamente popular, em cartaz na maior rede de televisão do país, com uma URL fácil de decorar, repetida insistentemente na telinha...

O que não era de se esperar, e que está me deixando entusiasticamente boquiaberta, é o incrível, fantástico, extraordinário número de pageviews dos três sites mantidos pela RITS (Rede de Informações para o Terceiro Setor) a partir do Fórum Social Mundial II, em Porto Alegre: o Fórum Social Mundial, o Ciranda, e o Porto Alegre 2002, que ultrapassaram, na sexta passada, 500 mil pageviews diárias.

Este interesse surpreende até mesmo ao meu amigo Carlos Afonso, diretor de tecnologia da RITS, que previa, num e-mail que trocamos apenas três dias antes, uma média de 150 mil pageviews por dia. Desnecessário dizer que ele e o resto da turma estão vibrando – não sem um misto de apreensão:

Aqui a coisa está pegando -- acho que ultrapassamos meio milhão de pageviews por dia. Nenhum servidor "tossiu" até agora. No entanto, estou preocupado com a curva que não pára de subir. Sei lá, nunca enfrentei uma escala dessas antes...

Justíssima preocupação! Não conheço muita gente que tenha passado por isso, realmente. A título de informação, os servidores da RITS estão hospedados na Condomínio, data center que fica logo ali, em Botafogo. Eles têm 4Mb de saída e trabalham, adivinhem com quê? Deixo a resposta com o Carlos Afonso:

“Devo dizer uma coisa: servidor UNIX é servidor, o resto continua sendo desktop mexido pra parecer servidor”.

Mas a moral da história, para mim, não é técnica. É... moral. Ver que tanta gente se interessa em encontrar uma saída mais justa e decente para a sociedade em que vivemos me dá um barato muitíssimo maior, confesso, do que saber quem foi o idiota que conseguiu ficar mais tempo dentro de um carro.

Nenhum comentário: