21.2.02



Café para mosquitos


Eu acho que já falei sobre isso há alguns posts, mas a Ana Lagoa me mandou um e-mail confirmando a história: uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP, descobriu que a borra de café (aquela espécie de pasta que sobra no coador depois que a gente prepara café) bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.

Ela explica que 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água são suficientes para bloquear o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios, e reduzir o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo, Alessandra demonstra que a cafeína altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais, como o metabolismo hormonal e a reprodução. Eu nem desconfio do que sejam essas enzimas, mas parece ser essa a causa dos efeitos verificados sobre larvas e insetos adultos.

Em suma: esta é uma daquelas soluções caseiras simples e altamente eficazes que todos nós podemos adotar. "Produzida" todos os dias em praticamente todas as casas brasileiras, a borra de café tem custo zero, e está logo ali, ao alcance da mão. Para fazer aquele café esperto que vai dar cabo dos mosquitos, bastam duas colheres de sopa de borra para cada meio copo d'água. Depois, é só aplicar nos pratinhos que ficam sob os vasos das plantas, dentro das bromélias e, para quem mora em casa, espalhá-la sobre a terra de vasos, jardins e hortas. Isso é importante porque, segundo os cientistas, o mosquito se desenvolve até mesmo naquela fina película de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida. Outros alvos: os óbvios ralos, pneus, garrafas, latas, caixas d'água...

Uma boa notícia para os mais preguiçosos é que, existindo em quantidade suficiente, a borra não precisa nem ser diluída em água para ser usada. Ela pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois que se regam as plantas se encarrega de diluí-la.

Além do custo zero e da extrema facilidade de obtenção, a borra de café tem uma vantagem que nenhum dos produtos químicos que vêm sendo usados por aí têm: ela é inteiramente inofensiva para plantas, animais e pessoas.

P.S. -- Pode continuar a tomar o seu cafezinho tranqüilo, Mosca. Casos fatais, até agora, só foram registrados entre os Aedes, mesmo...

Nenhum comentário: