3.1.02




Mais boa leitura...

Pequena amostra de um grande artigo do Cláudio de Moura Castro, um dos mais argutos observadores de tudo -- gente, coisa, países -- que conheço, sempre ótimo escritor:

"É de se reconhecer que algo mudou nas dietas americanas, não é mais a velha culinária do cachorro quente e do hambúrguer. Chegaram a pizza e o taco, ambos eminentemente portáteis e rápidos, como exige o país da eficiência. Não há fidelidade às raízes culturais da culinária, que de resto sequer existem. Vale tudo, mexicano ou italiano, não importa a bandeira, desde que seja rapidinho. A falta de comprometimento com as artes culinárias é total. Não se discute comida, não faz parte do imaginário, não se gasta muito tempo com assunto tão trivial e menor. Culinária não é uma arte nem maior nem menor. É uma operação logística.

O americano sofisticado se preocupa com comida, mas é no aspecto bioquímico da nutrição. E aí vem o exagero. Conta calorias, consulta o teor de sódio, reduz o sal, exorciza o colesterol, se enche de verdes, e engole uma pastilha de fibra se a dieta da tabela não foi atendida. Está em pauta a balança e não a poesia culinária."

Nenhum comentário: