9.12.01




Estava demorando...!

Desde o dia 11 de setembro, todo o mundo editorial e mais os curiosos de sempre, este blog inclusive, vinha se perguntando quem abocanharia o primeiro contrato milionário para escrever um livro sobre os atentados terroristas aos Estados Unidos. Pois na sexta-feira, finalmente, começaram a circular notícias concretas a respeito do assunto: Steve Brill, editor da polêmica, porém falecida, revista Brill's Content, assinou um contrato poderoso com a Simon & Schuster para entregar, dentro de 14 meses, um livro cujo título provisório é Homefronts. A idéia é, no fundo, fazer uma grande reportagem, cobrindo do dia D a um ano depois, e ouvindo do prefeito Giuliani a bombeiros, testemunhas e sobreviventes do ataque. Segundo o Newsweek, a partir do ano que vem.

O fim da Brill's Content, uma revista sobre mídia de ótimo potencial, mas que nunca conseguiu realizar totalmente o que prometia, encerrou, há coisa de um mês, um ano definitivamente negro na vida do seu editor. Não só a revista vinha sendo vítima da crise que afeta o mercado editorial americano como um todo, mas também os dois websites fundados por ele -- Inside e Contentville iam de mal em pior. Em abril, o Inside acabou nas mãos da Primedia; e, em setembro, o Contentville, lançado com grande estardalhaço em princípios de 2000, simplesmente naufragou e fechou as janelas.

Obviamente, Steve Brill, figurinha carimbada da mídia americana, deixa a desejar como administrador. Como jornalista, porém, é ótimo, e certamente fará um livro e tanto. Material é o que menos lhe falta.

A grande pergunta passa a ser, agora, quem comprará os direitos do livro para fazer o filme...

Nenhum comentário: