3.12.01




Darwin

Quando a gente se dá ao trabalho de observar as atitudes dos humanos, não demora a perceber que a sobrevivência da espécie até os nossos dias é, mais do que um milagre, uma demonstração de absoluta -- e irresponsável -- teimosia do universo. E já nem falo da estupidez assassina que anda dominando o noticiário. Nada disso. Pequenas coisas do cotidiano, como o envio de e-mails, por exemplo, provam que somos de fato incapazes de aprender com a experiência, a miséria e o ridículo alheios.

Neste momento, diz o Register, onze funcionários da Jaguar inglesa estão para ser demitidos por terem mandado e-mails com imagens pornô para quem não deviam. O pior é que este é apenas o caso mais recente de uma série de histórias escabrosas envolvendo e-mails -- todas com o mesmo triste fim para os incautos remetentes.

E nem se pode dizer que esses funcionários não soubessem do risco que representa uma mailbox mal administrada na vida profissional moderna. Afinal, há alguns meses, a Inglaterra inteira parou para debater o estranho paladar de Claire Swire, jovem RP que mandou uma msg romântica para o namorado elogiando o, uh... ahn... digamos... ahn... como direi... o... sabor do seu entusiasmo? Pois tão empolgado ficou o tolinho com o elogio, que mandou a msg para os seus três (então) melhores amigos. Que a mandaram, respectivamente, para os seus (deles) três melhores amigos; e assim por diante até que, em menos de duas semanas, a discussão comia (oops) solta pela rede: o gosto varia de homem para homem? Varia no mesmo homem, em ocasiões diferentes? Alguém é capaz de reconhecer o parceiro só por este peculiar detalhe? (Taí, Delícias, bom tema para debate...!)

Enfim: uma baixaria só, que no fundo nem teria maior importância... se não estivesse circulando com o endereço de um respeitável escritório de advocacia. A lista de histórias de horror é gigantesca. Não há ninguém que não conheça pelo menos dois ou três casos de mensagens que causaram, no mínimo, grandes constrangimentos para todos os envolvidos. Mas o povo pensa antes de mandar o dedão no ENVIA?

Não, obviamente não. Nem nos servidores de e-mail, nem nos bombardeiros.

Nenhum comentário: