12.12.01




Cesta básica

A Forbes constata que até mesmo a indústria dos bens essenciais à vida supérflua está tendo que se ajustar aos novos (e bicudos) tempos. O conjunto de 42 itens cujos preços verifica regularmente no fim do ano apresentou um aumento de apenas 2,3%, contra os 5,2% do ano passado, e algumas coisas, pasmem! estão até mais baratinhas. É o caso do jantar para quatro pessoas no La Tour D'Argent, em Paris, que está 1% mais barato e custa agora U$ 804 (calma, não gritem: aí estão incluídos os vinhos e a gorjeta). O caviar e o champagne continuam com os mesmos preços do ano 2000, respectivamente U$ 2.700 o quilo e U$ 1.500 a caixa (Dom Pérignon: podia ser pior, eles podiam ter posto a Cristal na lista).

A maior alta do ano foi verificada nos preços de cavalos de corrida de primeira linha, que subiram 14%, ou seja, estão na média de U$ 710.247 -- o que vai, certamente, atrapalhar os planos de muita gente, mas que fazer? assim é o mundo. Que essa gente, porém, nem pense em chorar as mágoas na terapia. Os psicanalistas, obedecendo às leis da oferta e procura, subiram o custo da hora em 9%, e agora cobram, em Nova York, U$ 240 pela sessão.

A longo prazo, uma ida ao spa talvez seja uma saída mais em conta: o Golden Door, da California, está cobrando U$ 5.725 pela semana -- um razoável aumento de apenas 6.5 anuais.

Nenhum comentário: