16.6.08

Um resumo sobre TV Digital

Fala, Tom!
"As TVs abertas começam este ano, em algumas capitais, a transmitir o sinal em Digital via antena UHF. A Globo começa oficialmente hoje, com a novela das nove. Alguns celulares, como o Samsung testado pela Cora, já podem receber a TV Digital (não se paga nada para isso; o sinal não passa pela operadora).

Apenas estamos mudando a transmissão (e recepção) do sinal de TV, de analógico para digital. A transmissão digital é mais 'limpa' que a analógica, não sofre interferências, chuviscos, ou fantasmas. Depois da TV, virá o Rádio Digital: idem na transmissão e recepção. Com a vantagem do visor do aparelho exibir as informações da música que está sendo ouvida (como já ocorre nos PMP - Portable Media Player [iPod, Archos, Zen, MP3 players] -- e toca-discos MP3 de automóvel)

Além da melhora de qualidade na imagem, o sistema de transmissão digital foi desenvolvido para proporcionar recursos como legendas (closed captioning), informações sobre o programa em curso, grade de programação (como já fazem a Sky e a Net Digital), informações adicionais sobre produtos exibidos em publicidades e novelas (roupas e acessórios usados pelos personagens, por exemplo) e outras coisas mais. Futuramente, teremos interatividade, ou seja, a participação do público em votações tipo 'Big Brother', diretamente do controle remoto da TV.

Para receber o sinal digital em casa será preciso instalar uma antena UHF e comprar o Sintonizador Digital TopSet (uma caixinha a mais, sobre a TV). As futuras TVs já trarão de fábrica este sintonizador digital embutido (li que algumas já têm; não confirmei).

Mas prestem atenção: o anúncio de que um aparelho é 'Digital Ready' apenas quer dizer que aquela TV está pronta para receber o sinal digital de um sintonizador externo, e não que pode fazê-lo sozinha.

Lembrando também que TV Digital não é sinônimo de HDTV (1080p). Somente os programas produzidos em alta-definição serão HD. Filmes, com qualidade de DVD (480p), ainda que transmitidos digitalmente, terão qualidade de... DVD.

É igual a ouvir um CD do Jacob do Bandolin: ainda que a midia seja digital (o CD), a gravação orginal era analógica.

A Sky e a NetDigital já são digitais, mas não são HD (High Definition). Quando passarem a transmitir canais HD, o decodificador terá que ser trocado por um de alta definição."

Nenhum comentário: