25.6.08




Todo mundo lá!

Gente, é hoje o lançamento do livro da Laura, "Em busca de um mundo perdido" (Topbooks, 314 páginas, R$ 43) na Livraria da Travessa de Ipanema, às 19h30.

O blurb oficial diz o seguinte:
O que mudou na maneira como se ensinava - e se pensava - a música entre o período barroco e o século XIX? Esta é a pergunta que o livro "Em busca de um mundo perdido", de Laura Rónai, procura responder, ao analisar comparativamente os métodos de flauta dos séculos XVII e XIX, acompanhado as mudanças na metodologia instrumental que desembocaram na moderna Escola de Flauta universalmente adotada em nossos dias.

Dito assim, parece coisa para meia dúzia de malucos interessados na evolução do ensino da flauta. Mas não é bem isso; ou, por outra, é isso, mas isso muito bem contado. Até eu, anta no assunto, adorei a leitura -- cheia de figurinhas, por sinal!

Vejam o que diz o Luiz Paulo Horta, que assina a orelha do livro:
[O livro] é muito mais do que isso: aborda as técnicas de interpretação, as escolas de ensino da flauta; e falando desses detalhes, ela [a Laura] nunca deixa de recriar cada época, cada um dos grandes músicos que fizeram da flauta um instrumento de eleição. O leitor comum sairá desse livro tendo feito uma proveitosa viagem pela história da música e dos estilos musicais. O especialista receberá informações preciosas para sua utilidade prática e seu deleite intelectual. Toda uma lição de história da arte.

E aqui está o que diz a Matilda:
A moça escreve bem, conhece o assunto, toca divinamente, precisamos dar valor ao que tem valor, precisamos conhecer nossos valores, depois vocês ficam aqui nos comentários chorando que os pagodeiros dominam o Brasil, que a cultura está se acabando e etc e etc, enfim, eu recomendo!

E tendo dito, repito: vão e comprem!

Detalhe chique: a Oxford University Press já manifestou interesse no livro. É o que eu sempre digo, a Laura é a verdadeira escritora desta geração da família...

Nenhum comentário: