26.6.08

Pecado!




Variante heterodoxa de uma das coisas que mais gosto, o Panforte de Siena. Heteredoxa porque tem chocolate, e o Panforte é uma receita medieval, ainda da época em que o chocolate não havia chegado à Europa.

A receita "ortodoxa" leva mel, frutas secas, amêndoas e especiarias diversas. O Panforte é pesado, hipercalórico, indigesto e... delicioso!

Esse mísero pacotinho de 100 gramas me custou R$ 33,50 na Lidador. A moça do caixa perguntou se valia o que custava. No meu caso vale, porque basta o cheiro para me lembrar Siena. Livre de conotações sentimentais, porém, provavelmente não; mas eu não sei o que é um Panforte sem conotações sentimentais.

De qualquer forma, respondi à moça exatamente isso, que para mim valia pelas lembranças, mas que a edição especial gigante do Toblerone com uma rosa em pop-up era uma relação custo-benefício muito melhor.

(Ah, sim: a receita original, sem chocolate, continua sendo melhor.)

Nenhum comentário: