29.6.08

Emergência jurídica: há algum advogado na casa?

Escreve a minha amiga Luciana Misura, lá dos Estados Unidos:
"O Link, nosso cocker spaniel que ia fazer oito anos, faleceu no último dia 5. Ele estava num hotel aí no Rio, que hospeda cães e gatos. Meus pais estavam aqui conosco tomando conta da minha filha, e o Link ficou lá por vários meses. Eles sempre se comunicavam por email dizendo que o cachorro estava bem. No dia em que meus pais foram lá buscá-lo, chegaram e foram informados que ele foi levado em condição gravíssima para o veterinário uma hora antes. Chegaram na clínica e o Link estava já nas últimas, morreu logo depois. Obviamente ficamos todos arrasados.

Meu pai levou o corpo para o nosso veterinário de confiança, o Dr. André, em Niterói, que acompanhou o Link desde bebê. Dr. André ficou indignado – como pode um cachorro super saudável, que nunca teve nada, morrer assim de uma hora para outra? O Hotel diz que ele estava muito bem até dois dias antes da morte. Eles não se comunicaram com o Dr. André quando viram que o Link estava doente e não se comunicaram com os meus pais também. Decidimos, por orientação do Dr. André, fazer uma autopsia. Meus pais souberam o resultado hoje e estamos arrasados.

Link morreu de pancreatite, e pelo laudo ele teria que ter ficado doente no mínimo dez dias antes para chegar na condição que chegou. Varios órgãos estavam em condições ruins, porque a infecção tinha se espalhado (pulmão e figado já deteriorados). Dr. André também disse que a pancreatite faz o cachorro ter diarréia e vômitos. Ele também notou que marcas (acho que na pele, não tenho o laudo comigo) indicavam que ele estaria passando muito tempo deitado. Enfim, a autópsia provou o que nós imaginávamos: que ele ficou doente e o Hotel não prestou atendimento veterinário, o que resultou na morte do nosso querido cãozinho.

Eu e meu irmão gostaríamos de tomar algum tipo de atitude legal contra eles, botar a boca no trombone, mas não sabemos se existe alguma lei que nos ampare. Por sua vez, o dono do Hotel já disse várias vezes que ainda esta aguardando o pagamento do último mes que o Link ficou lá (R$ 1.500) e estamos preocupados que ele entre na justica para receber o dinheiro. Logicamente não achamos justo pagar nem mais um centavo a eles, na nossa opinião o mínimo seria eles devolverem o dinheiro que foi pago e arcarem com o custo da autópsia.

Você por acaso conhece alguém que possa nos orientar? Sei que infelizmente a lei de proteção animal no Brasil é precária, mas tenho esperança que exista alguma coisa que possamos fazer."

Nenhum comentário: