14.6.08

Cut&Paste

Boxeador que desertou durante o Pan do Rio foge de Cuba e assina contrato na Alemanha

Do Globo Online
"O pugilista cubano Erislandy Lara, de 25 anos, que foi enviado pelas autoridades brasileiras de volta para Cuba depois de ter desertado de sua delegação durante os Jogos Pan-Americanos do Rio, ano passado, está em Hamburgo, na Alemanha, onde lutará profissionalmente, conta a correspondente Graça Magalhães-Ruether, em reportagem publicada na edição deste sábado do jornal O Globo. Ele fugiu de Cuba em março num barco, deixando sua família para trás.

-- Os meses seguintes foram perseguição pura -- contou ele.

Lara disse que ele e seu companheiro que também abandonou a vila do Pan, Guillermo Rigondeaux, perderam tudo o que tinham quando voltaram. Foram excluídos de todos os eventos esportivos e dos treinos, e proibidos de ter um emprego.

-- Em Cuba, um pugilista amador é treinado como um profissional, não aprende outra coisa na vida desde a infância além do boxe. Quando voltei, no ano passado, fui proibido de fazer a única coisa que havia aprendido -- desabafou, enquanto encomendava bife argentino e cerveja alemã em um restaurante.

Nos últimos meses, Lara vendeu a única coisa que ainda tinha, uma motocicleta, para sustentar a mulher, Marita, e os filhos, Erislandy Júnior e Roberlandy. Os três ficaram em Cuba e Lara não tem planos de trazê-los para Hamburgo. Uma emigração normal não é possível e uma fuga, como a sua, seria arriscado demais para as crianças.

Lara e outros cubanos fugiram da ilha numa pequena embarcação, que levou 12 horas para chegar ao México, no meio de tempestades. Ele desembarcou no dia 21 de março. Depois de receber um visto do consulado alemão, embarcou com passagem aérea de primeira classe para Hamburgo. Guillermo Rigondeaux continua na mesma situação, sem chance de deixar o país."

Eu ia comentar essa notícia, mas dizer o quê? Que mais uma mentira do governo Lula foi desmascarada? Que este governo não respeita sequer a instituição sagrada do asilo político? Que é uma vergonha para qualquer brasileiro de bem ver seu país fazendo trabalho sujo para uma ditadura?

Para quê?

Nada do que se diga ou se faça vai mudar o que quer que seja.

Cada país tem o governo e a moral que merece; nós não somos exceção.

Nenhum comentário: