30.9.05



Filhos de Francisco

Finalmente assisti "Dois filhos de Francisco". Não é ruim -- mas juro que não consegui entender a onda que está sendo feita em torno do filme. Assisti com interesse, achei a história bem contada e gostei dos atores; mas faltou uma coisa qualquer, algo que de fato me emocionasse, tirando o dueto de Caetano e Bethânia em "Tristeza do Jeca", que é das músicas de que mais gosto.

Deve ser problema meu, claro, porque o que mais vi no cinema foi gente aos prantos, para quem eu olhava com espanto parecido àquele com que olhava para o povo que ria desbragadamente durante a peça "Cócegas", há uns dois anos, na qual eu não consegui achar a mínima graça.

Para mim, o grande filme sobre a música sertaneja continua sendo "Na Estrada da Vida". Foi feito há mais de 25 anos por Nelson Pereira dos Santos, conta a história da dupla Milionário e José Rico e, sabe-se lá por quê, teve pouquíssima repercussão no Brasil, embora fosse um sucesso imenso na China.

No filme de Nelson, um dos poucos musicais brasileiros -- no sentido em que a trama vai sendo contada através da própria música -- os astros são Milionário e José Rico em pessoa, revivendo seu passado de peões de obra. Se bem me lembro, a trilha sonora é 100% dos dois, ao contrário de "Dois Filhos de Francisco", em que brilham sobretudo clássicos sertanejos, o que, diga-se, só faz bem ao filme.

Na época, aliás, música sertaneja ainda não era "produto" e o seu ibope fora da roça -- que, por sinal, ouvia rádio mas não ia ao cinema -- era mais ou menos zero. Era preciso coragem para meter a cara e fazer um filme daqueles, não fosse Nelson Pereira dos Santos quem é.

Gostaria muito de rever "Na Estrada da Vida" que, para mim, teve o impacto de uma revelação: bípede essencialmente urbano (embora já com uma quedinha para música nordestina), eu não tinha a menor idéia de que pudesse existir música sertaneja da qual eu pudesse gostar tanto.

Vocês assistiram "Dois Filhos de Francisco"? Gostaram? E, além do Ribondi, alguém ainda se lembra de "Na Estrada da Vida"?

Nenhum comentário: