27.5.04



Chernobyl: Elena estava ou não de moto?

A internet está fervilhando com as acusações contra Elena, a motoqueira de Chernobyl. Aparentemente, ela teria feito o passeio pela zona de exclusão de carro, com o marido e uma amiga, num tour normal, e não sozinha, de moto.

Digo aparentemente porque não há provas conclusivas; não sou adepta da teoria da conspiração da história, mas não acho exagerada a suposição de que interesses contrários à extraordinária repercussão do seu site possam ter tido algo a ver com as "revelações".

O caso está por toda parte, de blogs a grupos de discussão. No site de Elena há uma nova nota, explicando que o site será parte de um livro que está escrevendo sobre Chernobyl; e, numa versão anterior, já retirada do ar, ela dizia que de fato usou uma pitada de poética.

Do que li, fica a impressão de que ela não estava mesmo de moto. Uma pena, porque era bonita a imagem daquela moça rodando solitária num mundo devastado; e porque, como ficção, o texto perde muito do impacto que tinha como realidade.

Ainda assim, acho que o saldo não é negativo.

Mesmo que Elena se queime na fita, o website que fez é, indiscutivelmente, uma peça chocante. As fotos são reais e muito eloqüentes, independem do meio de transporte utilizado (ou do marido ao lado -- fato que está deixando a galera mais abalada do que qualquer outra coisa...) e chamam a atenção para um desastre que, de outra forma, mal teria sido lembrado.

Nenhum comentário: