15.7.02



Filmes

Para comemorar o 14 Juillet comme il faut, assisti a dois filmes franceses neste fim de semana: O Closet e Oito Mulheres. O Closet é genial: a idéia é ótima, o roteiro -- do diretor Francis Veber -- maravilhoso, os atores sensacionais. Se não fosse tão tarde eu até teceria uns paralelos entre este filme e O Gosto dos Outros, mas vou deixar para outro dia. De qualquer forma, O Closet é um filme que deve ser assistido, e ninguém precisa sequer ir ao cinema: ele já existe em DVD.

Assim foi, aliás, que tirei a limpo a Grande Dúvida que pairou sobre este blog há alguns meses, quando discutimos se um DVD comprado na Europa poderia, ou não, ser visto em TVs brasileiras. Não sei a que conclusão chegamos então (falo no plural porque, na época, o post rendeu muitos comentários), mas agora posso afirmar, de cadeira, que um DVD europeu roda direitinho num aparelho multisistema, mas em PB -- o DVD que o André Breitman e a Karen me emprestaram é francês. (Até aqui eu não tinha como afirmar isso tão categoricamente, porque todos os DVDs europeus que tenho são de filmes antigos.)

E Oito Mulheres? Sinceramente? Uma bobagem, que não resiste a uma análise mais profunda. Ainda assim vale assistir, porque um filme que reúne Fanny Ardant, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Danielle Darrieux e Emmanuelle Béart merece ser assistido. Detalhes: a trilha sonora é ótima e o site oficial muito simpático. Mas, assassinato por assassinato, misturado a relações entre patrões e empregados, Gosford Park ainda ganha de goleada...

Nenhum comentário: