19.7.02



Cálculo Mortal

Tédio incalculável


Numa estranha cidade ao sul da Califórnia, dois garotos riquinhos e entediados (Ryan Gosling e Michael Pitt) matam uma desconhecida por simples exercício intelectual. Planejam tudo nos mínimos detalhes, para que a polícia não possa jamais descobri-los, mas dão azar: o caso cai nas mãos da detetive Cassie Mayweather. Ora, como Cassie veio de baixo, é mulher e, ainda por cima, é Sandra Bullock, é lógico que, a despeito da falta de provas, sua intuição a levará aos assassinos. Para incriminá-los, porém, terá de lutar — preciso dizer? — contra o chefe, as evidências e (oh!) o seu próprio passado.

Tudo é óbvio como a escalação do elenco, incongruente como a geografia local (um penhasco com casa em ruínas numa cidade californiana?!) ou exagerado como o assédio sexual de Cassie ao parceiro Sam Kennedy (Ben Chaplin) — que resiste bravamente à sanha da moça. Então tá, né?

Pena que ninguém neste filme lute com tamanha determinação contra os lugares comuns que se sucedem, impiedosamente, massacrando o tempo e a inteligência do público.

(O GLOBO, Rio Show, 19.07.02 Bonequinho dormindo)

Nenhum comentário: